Uma área localizada às margens do Canal de Piaçaguera, nas proximidades do Dique do Furadinho, em Cubatão, voltou ao centro das discussões sobre sua destinação. Uma das possibilidades avaliadas é a construção de um Terminal de Uso Privado (TUP) no local, que pertence à Usiminas.
A empresa informou que avalia continuamente alternativas para o melhor aproveitamento de sua infraestrutura logística e portuária, mas não confirmou um projeto específico para a área.
A possibilidade do terminal voltou a ganhar destaque após uma reunião realizada na semana passada entre a Prefeitura de Cubatão e representantes do Governo do Estado de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), o encontro entre o secretário Rafael Benini e o prefeito César Nascimento (PSD) teve caráter institucional, voltado ao diálogo sobre demandas de mobilidade e logística da região.
Em nota, a SPI afirmou que eventuais sugestões passarão agora pelos trâmites técnicos e administrativos, com análise dos órgãos competentes, conforme a legislação vigente.
Em 2019, a Usiminas já havia anunciado a intenção de implantar um terminal e uma estrutura logística e portuária no distrito industrial de Cubatão.
