As principais notícias das cidades da nossa região

Ecovias prevê até 446 mil veículos no litoral no Carnaval

A Ecovias Imigrantes estima que entre 290 mil e 446 mil veículos sigam em direção ao litoral entre os dias 13 e 18 de fevereiro, durante o feriado de carnaval.

Para garantir segurança e fluidez no trânsito, a concessionária vai reforçar o efetivo operacional e adotar operações especiais, com acompanhamento da Artesp e apoio da Polícia Militar Rodoviária. O maior movimento é esperado entre a noite de sexta-feira e o sábado, com operação descida, e retorno intensificado a partir de segunda-feira, com operação subida.

Morre Sandra Franco, presidente da escola de samba Brasil

A presidente da escola de samba Brasil, Sandra Franco, morreu na manhã desta segunda-feira, após sofrer um infarto. Ela estava internada há cerca de 15 dias por conta de uma fratura no fêmur e havia passado por cirurgia na última semana.

Após o procedimento, o quadro clínico se agravou com complicações cardíacas. Sandra tratava um câncer há anos e tinha histórico de problemas no coração. Na última sexta-feira, a escola Brasil abriu o carnaval de Santos 2026 com o enredo “hoje é dia de brasilidades”.

Ciclovia da Avenida Tupiniquins é reentregue após revitalização em São Vicente

A ciclovia da Avenida Tupiniquins, no bairro Japuí, em São Vicente, foi reentregue à população após uma revitalização completa.

A obra incluiu a substituição do piso, execução de guias e sarjetas, pavimentação, nova sinalização, iluminação e a construção de um muro de contenção, garantindo mais segurança e estabilidade ao trecho. Os recursos foram viabilizados pela Agência Metropolitana da Baixada Santista.

Justiça suspende atividades da Vale em complexo minerário de Ouro Preto

A justiça de Minas Gerais determinou a paralisação imediata das atividades da Vale no complexo minerário localizado em Ouro Preto, na região central do estado.

A decisão atende a uma ação do ministério público e do governo estadual após o rompimento de uma estrutura na cava área 18. As operações só poderão ser retomadas após comprovação técnica da segurança das estruturas, sendo permitidas apenas ações emergenciais de mitigação de riscos e proteção ambiental.

Cubatão recebe atendimento gratuito do programa São Paulo por Todas

Cubatão recebe nesta segunda-feira o ônibus do programa São Paulo Por Todas, iniciativa do governo estadual voltada ao atendimento gratuito de mulheres.

A ação ocorre das 9h30 às 18h, no centro esportivo Romerão, no centro da cidade. A programação inclui orientação jurídica, apoio ao empreendedorismo, serviços de assistência social, saúde, vacinação, testes rápidos para ISTIS e ações de bem-estar. A iniciativa conta com apoio da secretaria municipal da mulher e dos direitos humanos.

 

Eleitores de Bertioga terão datas para cadastro biométrico no município

Eleitores de Bertioga atendidos pela zona eleitoral 272 terão cinco datas disponíveis para realizar o cadastro biométrico sem precisar sair da cidade.

A primeira ação acontece nesta segunda-feira, das 11h às 16h, na Casa dos Conselhos, no Bairro Centervale. Os atendimentos se repetem nos dias 24 deste mês, 10 e 24 de março, e 7 de abril, sempre no mesmo local e horário. Para o cadastro, é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência recente. Outros serviços eleitorais podem ser feitos pelo site do Tribunal Superior Eleitoral, com prazo final até 6 de maio.

El niño pode pressionar custo da energia elétrica em São Paulo

A possibilidade de atuação do fenômeno El niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do pacífico, pode provocar elevação das temperaturas nas regiões sudeste e nordeste e impactar diretamente o setor elétrico em São Paulo.

Especialistas alertam para a chance de mais meses com acionamento da bandeira tarifária vermelha ao longo deste ano, superando o registrado em 2025. O cenário é influenciado pelo volume de chuvas abaixo da média histórica entre outubro e maio. Atualmente, está em vigor a bandeira verde, sem cobrança adicional na conta de luz.

Área em Cubatão volta a ser discutida para possível terminal privado

Uma área localizada às margens do Canal de Piaçaguera, nas proximidades do Dique do Furadinho, em Cubatão, voltou ao centro das discussões sobre sua destinação. Uma das possibilidades avaliadas é a construção de um Terminal de Uso Privado (TUP) no local, que pertence à Usiminas.

A empresa informou que avalia continuamente alternativas para o melhor aproveitamento de sua infraestrutura logística e portuária, mas não confirmou um projeto específico para a área.

A possibilidade do terminal voltou a ganhar destaque após uma reunião realizada na semana passada entre a Prefeitura de Cubatão e representantes do Governo do Estado de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), o encontro entre o secretário Rafael Benini e o prefeito César Nascimento (PSD) teve caráter institucional, voltado ao diálogo sobre demandas de mobilidade e logística da região.

Em nota, a SPI afirmou que eventuais sugestões passarão agora pelos trâmites técnicos e administrativos, com análise dos órgãos competentes, conforme a legislação vigente.

Em 2019, a Usiminas já havia anunciado a intenção de implantar um terminal e uma estrutura logística e portuária no distrito industrial de Cubatão.

Hotéis da Baixada Santista projetam quase 89% de ocupação no carnaval

A rede hoteleira da Baixada Santista deve registrar alta ocupação durante o Carnaval de 2026. Pesquisa do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (SINHORES) aponta expectativa de 88,64% de ocupação entre os dias 14 e 18 de fevereiro.

O levantamento considera hotéis das cidades de Santos, Praia Grande, São Vicente, Guarujá e Bertioga. De acordo com o sindicato, os estabelecimentos já contabilizam 56,47% de reservas feitas com mais de uma semana de antecedência.

Em 2025, a previsão inicial era de 82,25%, mas a ocupação final chegou a 88,22% dos leitos disponíveis. Para 2026, a expectativa já supera o resultado consolidado do ano anterior, indicando forte demanda para o período de Carnaval na região.

São Vicente abre 200 vagas para oficinas culturais gratuitas

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Cultura, está oferecendo 200 vagas para oficinas culturais gratuitas do projeto Criar (Cursos de Realização e Inspiração Artística).

As aulas serão realizadas nas Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho, no bairro Catiapoã. As inscrições seguem de segunda-feira (9) até quinta-feira (12), sempre das 9h às 17h, e podem ser feitas presencialmente na unidade ou pelo telefone (13) 3468-8636.

Estão disponíveis cursos de alongamento, artesanato, pintura em tela, dança, musicalização, capoeira, teatro, produção cultural e ballet.

Para efetuar a inscrição, é obrigatório apresentar documento com foto e comprovante de residência. No caso de candidatos menores de idade, é necessária a presença de um responsável legal.