As principais notícias das cidades da nossa região

Quiosques da praia do Itararé recebem prazo para desocupação em São Vicente

Comerciantes que atuam nos quiosques da Praia do Itararé, em São Vicente, afirmam ter recebido notificações para desocupar os espaços no prazo de até 45 dias.

A medida prevê a demolição das estruturas como parte de um processo de revitalização da orla. Segundo os comerciantes, não foram apresentados detalhes do projeto, apenas a informação de que haverá intervenção na área.

Em nota, a prefeitura informou que a ação faz parte de um plano de reorganização do itararé, que, segundo a administração municipal, não atende aos padrões estruturais definidos pelo município.

 

Baixada Santista participa de campanha de vacinação contra febre amarela e sarampo

A Baixada Santista passa a integrar a campanha de vacinação contra febre amarela e sarampo. Os municípios de São Vicente, Bertioga e Itanhaém promovem o Dia D da imunização em 7 de fevereiro.

A ação contará com postos fixos e volantes para atualização das cadernetas de vacinação. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal na região, com aplicação gratuita das doses em crianças, jovens e adultos.

 

São Paulo registra maior número de feminicídios da série histórica

O Estado de São Paulo registrou, em 2025, o maior número de feminicídios desde o início da série histórica, em 2018.

Ao todo, foram 270 casos ao longo do ano, um aumento de 6,7% em comparação a 2024, quando houve 253 registros. Os dados constam no site da Secretaria da Segurança Pública e reforçam o alerta sobre a gravidade da violência contra a mulher no Estado.

Mercado imobiliário da Baixada Santista registra forte crescimento em 2025

O mercado imobiliário da Baixada Santista encerrou 2025 em ritmo de alta. Dados do Creci-sp apontam que as vendas de imóveis usados cresceram 49% no ano.

O setor de locações também apresentou desempenho expressivo, com aumento de 129%. Segundo a entidade, o resultado é reflexo da maior confiança na economia, ampliação do emprego formal e facilidade de acesso ao crédito imobiliário.

Ministério público denuncia ex-prefeito de Cubatão por estupro

o ministério público do estado de são paulo denunciou o ex-prefeito de cubatão, ademário oliveira, por estupro contra uma ex-servidora municipal.

o processo tramita em segredo de justiça e a identidade da vítima não será divulgada. a defesa do ex-chefe do executivo afirma que ele é inocente.

de acordo com o ministério público, o crime teria ocorrido em outubro de 2020, durante uma comemoração em um bar, no último ano do primeiro mandato do investigado. o caso segue em andamento na justiça.

Coronel Henguel pereira assume cargo na secretaria da segurança pública de SP

O coronel Henguel Ricardo Pereira, atual secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, vai assumir o cargo de secretário executivo da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, em substituição a Paulo Ferreira.

À frente da defesa civil desde 2022, Henguel se destacou por investimentos em prevenção, modernização do monitoramento meteorológico e fortalecimento da estrutura das defesas civis municipais. Ao longo da carreira, atuou em grandes ocorrências e liderou missões de apoio nacional e internacional em situações de desastre.

Cubatão apresenta projeto de corredor Porto-Indústria

A Prefeitura de Cubatão apresentou ao Governo do Estado um projeto para a criação do Corredor Porto–Indústria, uma via expressa de 13,5 quilômetros voltada ao escoamento de cargas até o Porto de Santos.

O plano prevê que caminhões utilizem a Rodovia dos Imigrantes, sem passar pela Anchieta e pela Cônego Domênico Rangoni. O projeto recebeu avaliação positiva do Estado e pode gerar empregos, ampliar áreas industriais e preparar a região para a expansão portuária até 2030.

Carretas de empreendedorismo e mamografia atendem em São Vicente

Até o dia 14 de fevereiro, as carretas do Empreendedorismo e da Mamografia atendem na Praça Coronel José Lopes, no Centro de São Vicente, com serviços a partir das 8h.

A iniciativa é fruto de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Vicente e tem como foco a autonomia econômica, a saúde e a valorização das mulheres. A programação inclui atendimentos da Defensoria Pública, palestras da Delegacia de Defesa da Mulher e serviços de assistência social.

Sest Senat de Guarujá abre 90 vagas para cursos profissionalizantes

O Sest Senat de Guarujá está com 90 vagas abertas para cursos nas áreas de administração, segurança do trabalho e logística.

As inscrições seguem até 2 de fevereiro. Os cursos são gratuitos para trabalhadores do setor de transporte. Servidores da Prefeitura de Guarujá têm desconto de 20%. Mais informações estão disponíveis no site oficial do município.

Santos cria cadastro de pessoas envolvidas em maus tratos a animais

A Prefeitura de Santos vai implantar um cadastro municipal para registrar pessoas envolvidas em maus-tratos contra animais. Quem constar na lista ficará impedido de adotar animais por meio da administração pública.

A medida foi sancionada pelo prefeito Rogério Santos e entra em vigor em até dois meses. O cadastro será organizado pela Coordenadoria de Defesa da Vida Animal.