As principais notícias das cidades da nossa região

Jovem resgatada à deriva em Ilhabela recebe alta hospitalar

Bruna Damaris Sant’anna da Silva, de 26 anos, recebeu alta hospitalar na tarde desta quinta-feira após ser encontrada à deriva em alto-mar em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo.

A jovem havia desaparecido durante um passeio de moto aquática e foi localizada dois dias depois pelas equipes de resgate.

Bruna deixou o Hospital Municipal Governador Mário Covas Júnior por volta das 16h20, em cadeira de rodas e sob aplausos de funcionários e pessoas que acompanhavam a recuperação.

O homem que estava com ela durante o passeio continua desaparecido. As equipes seguem realizando buscas na região.

Por: Redação

Novo caso de intoxicação por metanol eleva número de contaminados para 54 em São Paulo

Um novo caso de intoxicação por metanol foi confirmado em São Bernardo do Campo, elevando para 54 o número de pessoas contaminadas pela substância no estado de São Paulo em 2025. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, 12 mortes já foram registradas.

O paciente mais recente tem 51 anos e começou a apresentar sintomas no dia 18 de maio. Ele foi internado no dia seguinte e teve a presença do metanol confirmada em exames realizados no dia 26. De acordo com a Prefeitura de São Bernardo do Campo, o homem recebeu alta hospitalar e segue em recuperação.

Outro caso segue sob investigação em São José dos Campos. As autoridades apuram se a morte de um homem de 31 anos tem ligação com a série de intoxicações registradas no estado.

Por: TMC

Governo de São Paulo reforça vacinação contra febre amarela no Grande ABC

O governo de São Paulo anunciou o reforço da vacinação contra a febre amarela na região do Grande ABC, formada por sete municípios da região metropolitana paulista.

A medida foi adotada após a confirmação da morte de um primata não humano em Santo André, situação que acendeu o alerta das autoridades de saúde para o risco de circulação do vírus em áreas de mata e corredores ecológicos.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, o estado registra até o momento nove casos de febre amarela em humanos, com cinco mortes confirmadas.

As autoridades explicam que a presença do vírus em macacos indica possibilidade de transmissão em parques, unidades de conservação ambiental e regiões próximas à mata.

Em Santo André, a vacinação está recomendada para crianças a partir dos seis meses de idade. Bebês entre seis e oito meses devem receber a chamada “dose zero”.

Idosos com mais de 60 anos, gestantes e mulheres que amamentam crianças de até seis meses também podem receber a vacina, desde que passem por avaliação médica.

Por: G1

Santos inicia recuperação emergencial de trecho danificado em ciclovia

A Prefeitura de Santos informou que a contratação emergencial para recuperação de um trecho danificado da ciclovia já foi concluída.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, o contrato foi assinado e publicado no Diário Oficial do Município.

A previsão é que a instalação do canteiro de obras aconteça ainda nesta semana. O serviço está orçado em cerca de R$ 340 mil.

De acordo com a prefeitura, a recomposição do trecho deve ser concluída em até dois meses, dependendo das condições climáticas.

Enquanto as obras não terminam, o local segue isolado e sinalizado para orientar ciclistas e pedestres.

Por: Redação

Rogério Santos segue em licença médica até 18 de junho

O prefeito de Santos, Rogério Santos, continuará afastado das funções até o dia 18 de junho.

A prorrogação da licença médica foi publicada no Diário Oficial do Município. Inicialmente, o afastamento era de sete dias, mas agora foi ampliado para 30 dias, com efeito retroativo a 20 de maio.

Segundo informações divulgadas pela prefeitura, Rogério Santos está em tratamento de um câncer cervical, localizado na região do pescoço, em estágio inicial.

O prefeito passou por cirurgia na última semana e recebeu alta hospitalar na sexta-feira. Em vídeo publicado nas redes sociais, afirmou que o tratamento continuará com sessões de quimioterapia e radioterapia.

Durante o período de afastamento, a vice-prefeita Audrey Kleys permanece no comando do Executivo municipal.

Por: Redação

Santos moderniza sistema de bicicletas compartilhadas

A Prefeitura de Santos informou que o sistema de bicicletas compartilhadas Bike Santos está passando por modernização.

Segundo a administração municipal, as 43 estações do sistema serão revitalizadas, incluindo unidades adultas e infantis. A renovação da frota de bicicletas também está em andamento.

Mais de 20 estações já foram atualizadas e 100 bicicletas substituídas, de um total previsto de 390.

Por: Redação

Mais de 143 mil contribuintes da Baixada Santista ainda não entregaram o Imposto de Renda

Mais de 143 mil contribuintes da Baixada Santista ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal.

O prazo para entrega termina na próxima sexta-feira, às 23h59. Segundo os dados divulgados, o número representa cerca de 27% do total esperado na região.

Até o momento, aproximadamente 410 mil contribuintes já acertaram as contas com a Receita Federal, o equivalente a 73% das declarações previstas.

Santos lidera o número de pendências na Baixada Santista. Em seguida aparecem Praia Grande e São Vicente.

Quem perder o prazo ficará sujeito ao pagamento de multa e poderá cair na malha fina caso haja inconsistências nas informações enviadas.

Por: Redação

PF faz operação contra Cláudio Castro em investigação sobre recursos do Rioprevidência

O ex-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, é alvo da oitava fase da Operação Compliance Zero, deflagrada nesta terça-feira pela Polícia Federal.

A investigação apura possíveis crimes financeiros envolvendo o Banco Master e aportes de cerca de R$ 3 bilhões em recursos públicos do estado do Rio de Janeiro.

Segundo a PF, o dinheiro teria sido direcionado ao conglomerado do banqueiro Daniel Vorcaro em diferentes ocasiões.

Os valores investigados teriam saído do Rioprevidência, fundo responsável pela gestão dos benefícios de aproximadamente 235 mil aposentados e pensionistas do estado.

Nesta etapa da operação, agentes cumprem dez mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

As ordens judiciais foram expedidas pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal.

Por: G1

Baixada Santista registra aumento de casos de bronquiolite infantil com chegada do frio

Casos de bronquiolite infantil aumentam na Baixada Santista.

A doença, afeta os pulmões e circula com maior facilidade em períodos de clima úmido e frio, típicos desta época do ano na região.

Especialistas alertam que o quadro pode evoluir rapidamente. Os primeiros sintomas costumam incluir coriza, tosse e febre baixa, semelhantes aos de um resfriado comum.

Em seguida, podem surgir febre mais alta, irritabilidade intensa, choro persistente, letargia e dificuldade para respirar, exigindo atendimento médico imediato.

O Vírus Sincicial Respiratório, conhecido como VSR, e o Rinovírus estão entre os principais agentes associados aos quadros graves em bebês e lactentes.

Por: Redação

Passeio Assombrado de Santos terá nova edição no Monte Serrat

O tradicional Passeio Assombrado de Santos terá uma segunda edição no alto do Monte Serrat no dia 26 de junho.

As inscrições já estão abertas e os ingressos custam R$ 50. A capacidade é limitada a 180 participantes.

O evento foi idealizado pelo cineasta e escritor Dino Menezes e reúne histórias ligadas aos mistérios e lendas do Monte Serrat, incluindo relatos sobre invasões piratas, acontecimentos históricos e histórias envolvendo o antigo cassino da região.

Segundo os organizadores, o passeio também aborda episódios marcantes da história santista, como deslizamentos e personagens históricos ligados ao local.

Por: Redação