As principais notícias das cidades da nossa região

Vacina contra dengue do instituto Butantan pode ser aprovada pela Anvisa

A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan pode ser aprovada pela Anvisa até o fim da próxima semana. O anúncio foi feito na sexta-feira (7) durante coletiva de imprensa sobre o andamento de análises de medicamentos e produtos biológicos.
Segundo a agência, estão sendo adotadas ferramentas de inteligência artificial para reduzir em até 50% o tempo de avaliação de novos medicamentos.

 

Baixada Santista registra 57 casos de meningite e 11 mortes em 2025

Entre janeiro e outubro deste ano, a Baixada Santista registrou 57 casos de meningite, com 11 mortes, segundo o departamento regional de saúde. A doença é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas.
Os tipos viral e bacteriano são os mais graves e com maior potencial de surtos. Entre os sintomas estão dor de cabeça intensa, febre alta, náusea e rigidez na nuca. Em caso de suspeita, a recomendação é buscar atendimento médico imediato. A Secretaria de Estado da Saúde reforça que a vacinação é a principal forma de prevenção.

Cubatão participa da COP 30 com palestra sobre transição energética sustentável

Cubatão está representada na COP 30, em Belém do Pará, pelo secretário de meio ambiente, Cleiton Jordão, que participa nesta segunda-feira (10) como palestrante no painel “governos locais pelo clima: por uma transição energética inclusiva”.

Durante a apresentação, o secretário vai destacar como o município, conhecido por seu histórico industrial, tem investido em políticas de transição energética sustentável, aliando desenvolvimento econômico, inclusão social e respeito ambiental.

A participação de Cubatão reforça o compromisso da cidade com políticas ambientais inovadoras e com o fortalecimento da economia verde.

Ciclone extratropical provoca ventos de quase 100 km/h no litoral paulista

A passagem de um ciclone extratropical provocou rajadas de vento de quase 100 quilômetros por hora na madrugada de sábado (8) no litoral paulista, segundo a Defesa Civil.

Em santos, a ventania causou transtornos, mas sem registro de vítimas. Cubatão, Praia Grande, São Vicente e Guarujá também não tiveram ocorrências graves.

Em peruíbe, as chuvas e ventos fortes causaram duas ocorrências pontuais.Já em Bertioga, Mongaguá e Itanhaém, não houve registros de danos.

Quem quiser receber alertas da Defesa Civil pode enviar o cep da residência por SMS para o número 40199. Em emergências, o telefone 199 funciona 24 horas.

Black Friday chega com descontos antecipados e alerta para golpes

A Black Friday ainda não começou oficialmente, mas lojas físicas e virtuais já oferecem descontos e promoções. O Procon de Santos orienta os consumidores a redobrarem a atenção.

Entre as recomendações estão comparar preços, desconfiar de ofertas “milagrosas” e conferir se o valor da etiqueta é o mesmo do cupom fiscal.

Também é importante exigir a nota fiscal e verificar a reputação das lojas online antes de efetuar qualquer pagamento.

 

Educandário Anália Franco lança campanha de panetones solidários

O Educandário Anália Franco lançou sua tradicional campanha de panetones e chocotones solidários 2025.

A iniciativa arrecada recursos para manter os projetos sociais da instituição, que desde 1922 atende crianças em situação de vulnerabilidade, oferecendo educação e proteção.

As encomendas já estão abertas, e as entregas começam no dia 28 de novembro.

 

Santos quer usar 50% do IPVA para subsidiar tarifa do transporte coletivo

O prefeito de Santos, Rogério Santos, enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que dobra o percentual do IPVA destinado ao município — dos atuais 25% para 50% — para subsidiar o transporte coletivo.

Com a tarifa congelada em r$ 5,25 desde 2023, a meta é manter o valor até o fim do mandato, em 2028. Segundo a prefeitura, até o momento a arrecadação do IPVA soma r$ 129,5 milhões, o que representa 95% do previsto.

A proposta deve ser votada ainda este ano, após análise das comissões do legislativo.

Trem pega fogo entre São Vicente e Cubatão; é o terceiro caso em menos de um mês

Três vagões de trem carregados com celulose pegaram fogo em menos de um mês na Baixada Santista. O caso mais recente foi na noite de sexta-feira (7), entre São Vicente e Cubatão.

Segundo a Rumo Logística, responsável pelo trem, ninguém ficou ferido. O incêndio foi controlado pelo corpo de bombeiros próximo à Rodovia Cônego Domênico Rangoni.

As causas estão sendo investigadas.

Defesa civil alerta para formação de ciclone extratropical entre sexta e sábado.

A defesa civil do Estado de São paulo emitiu um alerta para a formação de um ciclone extratropical que pode provocar fortes tempestades entre esta sexta-feira e o sábado. O fenômeno pode trazer ventos intensos, queda de temperatura e chuvas volumosas em várias regiões do estado.

Para entender melhor o que isso significa e quais cuidados a população deve adotar, o Conexão Saudade conversou com o Tenente Maxwell de Souza, diretor de comunicação da Defesa Civil do Estado de São paulo.

Guarujá promove ação gratuita de saúde neste sábado

A Prefeitura de Guarujá, em parceria com a Liga de Medicina de Família e Comunidade da Unaerp, realiza neste sábado (8) uma ação especial em saúde.

As atividades acontecem das 8h às 17h, na Praça 14 Bis e em frente à Unaerp, na Avenida Dom Pedro I, nº 3.300, na Enseada. O público poderá fazer aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar (dextro).

A iniciativa reforça a importância dos cuidados preventivos e do acompanhamento regular da saúde, como parte do programa de residência em Medicina de Família e Comunidade do município.