As principais notícias das cidades da nossa região

Cubatão participa de fórum global sobre ação climática no Rio de Janeiro

O prefeito de Cubatão, César Nascimento, participou nesta semana do Fórum Global de Líderes Locais, realizado no Rio de Janeiro. O encontro reuniu prefeitos e governadores de diversas partes do mundo para discutir os desafios da ação climática, no âmbito da rede C40, que conecta cem das maiores cidades comprometidas com o futuro do planeta.

Segundo César Nascimento, a participação de Cubatão é uma oportunidade de mostrar que é possível conciliar desenvolvimento industrial e recuperação ambiental. Durante o evento, cerca de cem prefeitos brasileiros entregaram uma carta conjunta aos líderes mundiais que estarão na COP30, em Belém, pedindo ações concretas contra a crise climática.

Santos realiza mutirões de combate ao aedes aegypti em novembro

A Secretaria de Saúde de Santos iniciou neste mês uma série de ações contra o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue e da chikungunya.
O bairro Marapé foi o primeiro a receber o mutirão das equipes de combate. No sábado, dia 8, a cidade participa do Dia D de mobilização contra a dengue, com pedágio educativo na praça das bandeiras, no Gonzaga, e um grande mutirão pela orla.

Vacinação infantil contra covid-19 é concentrada em unidades-polo de Santos

A vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos está sendo realizada apenas em unidades-polo de santos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
A medida segue orientação do ministério da saúde, que recomenda otimizar o uso das doses, já que o frasco aberto precisa ser descartado em até seis horas.
Podem receber a dose anual as crianças imunocomprometidas dessa faixa etária. Vacinas para bebês e adultos continuam disponíveis em todas as salas de vacinação da cidade.

 

Endividamento em Santos tem leve queda após um ano de alta

Depois de um período de aumento no número de endividados, Santos registrou uma leve melhora nas contas da população.
De acordo com levantamento da Confederação Nacional de DirigentesLojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC BRASIL), divulgado pela CDL Santos Praia, o número de pessoas com dívidas em atraso caiu 0,26% em setembro, em relação a agosto.
A região sudeste também apresentou redução de 0,35%, enquanto o Brasil teve leve alta de 0,21%. No acumulado de 12 meses, Santos ainda soma aumento de 7,03% no total de devedores.

Governo de SP lança programa de descontos em multas ambientais

O Governo de São Paulo anunciou, nesta terça-feira, durante o Fórum Agenda SP Mais Verde, uma série de medidas ambientais. Entre os destaques está o Acordo Verde, que prevê descontos de até 40% em multas ambientais para empresas ou pessoas que se comprometam a recuperar áreas degradadas.

Segundo o governador Tarcísio de Freitas, a iniciativa busca transformar conflitos ambientais em oportunidades de restauração e investimento sustentável. Os valores arrecadados pelo programa serão destinados ao Fina Clima, fundo estadual criado para financiar ações de preservação e proteção do meio ambiente.

Postos de atendimento ao trabalhador oferecem 82 vagas na Baixada Santista

Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) estão com 82 vagas abertas em Guarujá, Mongaguá e São Vicente. Entre as oportunidades estão cargos para auxiliar e técnico de enfermagem (home care), cozinheiro, desenhista gráfico, almoxarife, entre outros.

Algumas vagas exigem experiência, enquanto outras são abertas para iniciantes. Os interessados devem comparecer pessoalmente aos PATs das cidades para retirada do encaminhamento, levando RG e CPF. Em Guarujá, o atendimento ocorre no 3º andar do Espaço Cidadão, Avenida São Paulo, 1.580, Centro, das 8h30 às 16h30. Em São Vicente, os PATs funcionam de segunda a sexta, das 9h às 17h, nas unidades da área insular (Avenida Presidente Wilson, 1.126 – Itararé) e da área continental (Avenida Ulisses Guimarães, 1.330 – Jardim Rio Branco), sendo necessário apresentar RG, CPF e carteira de trabalho.

Cubatão promove nova etapa do mutirão de exames de imagem

A Secretaria de Saúde de Cubatão realiza uma nova etapa do mutirão de exames de imagem. Nos dias 6 e 14 de novembro, a carreta de atendimento estará no Centro Esportivo Romerão oferecendo ecocardiogramas por livre demanda.

Para realizar o exame, é necessário apresentar encaminhamento médico do município ou do estado, documento com foto e CPF ou cartão do SUS. O atendimento ocorre na Rua Pedro de Toledo, 333, na Vila Couto, com entrada pelo lado do ginásio, a partir das 8h.

Novo complexo de atendimento é construído na Rodovia dos Imigrantes

Motoristas que sobem a Serra pela Rodovia dos Imigrantes, saindo da Baixada Santista em direção à capital, terão um novo ponto de apoio. Está em construção um posto de atendimento ao usuário, logo após o pedágio no sentido São Paulo.

O local contará com restaurante, posto de combustíveis, área de descanso e espaço especial para caminhoneiros. A obra é de um empreendimento privado, mas funcionará integrada ao fluxo da rodovia, oferecendo mais uma opção segura para paradas rápidas.

Projeto de lei propõe coibir abandono de animais em Santos

Um projeto de lei apresentado na Câmara de Santos pelo vereador Benedito Furtado busca coibir o abandono de animais em residências e estabelecimentos comerciais da cidade.

O texto determina que será proibido deixar animais sozinhos por mais de 36 horas. Quem descumprir a regra poderá ser multado em até R$ 10 mil. O Projeto de Lei Complementar nº 54 de 2024 altera o Código de Posturas do município no trecho que trata de maus-tratos a animais.

Reforma do Palácio da Polícia em Santos se aproxima do fim

A reforma do Palácio da Polícia, no centro de Santos, ainda não tem data definida para conclusão. Nos últimos dias, os tapumes foram retirados, indicando que os serviços estão próximos do fim. A Secretaria Estadual de Segurança Pública informou apenas que a obra segue em “processo final de conclusão”, sem confirmar quando será entregue.

O edifício abriga a Delegacia Seccional e outras unidades da Polícia Civil. As obras começaram em 2021 e enfrentaram atrasos e impasses. Em julho, a Justiça determinou a interdição do prédio devido à falta de laudo do Corpo de Bombeiros e riscos na estrutura, mas a decisão foi revista após recurso do governo estadual.