As principais notícias das cidades da nossa região
Acqua Vias SP vence leilão da concessão do sistema de travessias de balsa em São Paulo
O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (12) um dos maiores projetos de descarbonização do transporte aquaviário do país.
A iniciativa integra a parceria público-privada (PPP) do sistema de travessias hídricas, cujo leilão foi realizado hoje,na B3, em São Paulo.
O plano prevê a operação de 45 novas embarcações em diversas travessias do estado. Segundo o diretor-presidente da Companhia Paulista de Parcerias, Edgard Benozatti, a PPP é considerada um marco para o setor e deve ampliar a sustentabilidade e a eficiência do transporte.
A empresa Acqua Vias SP foi a vencedora do leilão , oferecendo um desconto de 12,6% sobre a contraprestação do governo.
A concessão prevê um investimento de R$ 2,5 bilhões ao longo de 20 anos, com o objetivo de operar, manter e administrar as 14 linhas de travessias por balsa existentes no estado. O governo destacou ainda que a política tarifária é demasiadamente sensível e garantiu que a concessão não alterará os valores cobrados nem as gratuidades já existentes.
O Conexão Saudade conversou com Edgard Benozatti que fala como o projeto vai modernizar as travessias.

Foto:Edgard Benozatti-diretor-presidente da Companhia Paulista de Parcerias
Cubatão participa da COP30 com foco em sustentabilidade
Cubatão marca presença na COP30, em Belém do Pará, com uma comitiva liderada pelo prefeito César Nascimento e pela vice-prefeita Andrea Castro. Também participam os Secretários de Comunicação, Cláudio Barazal, e de Meio Ambiente, Cleiton Jordão.
Em entrevista ao programa Conexão Saudade, Andrea Castro fez um balanço do que aconteceu até agora e cita a importância da participação do município no evento, reforçando os compromissos de Cubatão com a sustentabilidade e a agenda climática global.

São Vicente passa a exigir declaração de vacinação em todas as escolas
A prefeitura de São Vicente publicou um decreto que torna obrigatória a apresentação da declaração de vacinação no ato da matrícula ou rematrícula em toda a rede pública de ensino.
Antes, a exigência valia apenas para creches. Agora, passa a abranger toda a educação básica, do ensino infantil ao médio.
A declaração deve ser emitida exclusivamente nas unidades de saúde do município, após conferência do cartão de vacinas. O documento tem validade de 12 meses a partir da data de emissão.

Obras de passarela causam interdição parcial na avenida perimetral, em Santos
As obras de construção de uma nova passarela de pedestres na região do mercado, em Santos, provocam a interdição de uma faixa da Avenida Perimetral.
Segundo a autoridade portuária de Santos, a medida é necessária para ajustar o traçado da ciclovia, que precisou ser modificado para a implantação da estrutura.O trânsito no local ficará parcialmente afetado até o dia 28 de novembro.
Essa é a quinta via elevada entregue pelo Porto de Santos dentro da política de integração Porto-Cidade.

Prefeito de Sorocaba é apontado como líder de esquema de corrupção
O documento que levou ao afastamento do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), aponta o político como líder de uma organização criminosa e beneficiário de um esquema de corrupção em contratos públicos.
Segundo o portal G1, o esquema envolveria o cunhado e o empresário do prefeito, presos durante a segunda fase da operação cópia e cola, deflagrada na última quinta-feira (6). A polícia federal indica que as atividades ilícitas, incluindo lavagem de dinheiro, teriam começado logo nos primeiros dias do mandato.

Justiça derruba cobrança de taxa para veículos turísticos em Guarujá
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) considerou inconstitucionais artigos da lei complementar nº 291/21, de Guarujá, que previa a cobrança de uma taxa para entrada de veículos turísticos coletivos vindos de outros municípios.
Os valores variavam entre r$ 900 e r$ 4.600 por dia. Segundo o TJ-SP, a decisão foi unânime. O ministério público de São Paulo havia ingressado com ação direta de inconstitucionalidade alegando, entre outros pontos, que a cobrança de taxa de polícia para o ingresso de veículos de fretamento turístico é contrária à constituição estadual.

Guarujá aprova lei que obriga cabeamento subterrâneo em toda a cidade
O prefeito de Guarujá, Farid Madi (PODEMOS), sancionou uma lei que obriga a instalação subterrânea de todo o cabeamento na cidade. A medida vale para redes elétricas, telefônicas, tv a cabo, internet, fibra óptica e serviços similares.A lei, de autoria do vereador Alexandre Alves (PDT), foi publicada no Diário Oficial do último dia 6 e prevê que a implementação comece pela área central, sendo ampliada gradualmente para todo o perímetro urbano. Concessionárias e prestadores terão prazo entre dois e cinco anos para substituir a infraestrutura aérea por subterrânea. Novos projetos deverão ser executados diretamente nesse modelo.
O descumprimento prevê multa de mil unidades fiscais do município (UFMS), com valor dobrado em caso de reincidência.

Motorista é preso após acidente com três mortes na Rodovia dos Imigrantes
Um motorista de 26 anos foi preso por homicídio após o acidente que matou três mulheres na Rodovia dos Imigrantes, em São Vicente, na manhã deste domingo (9). Segundo a polícia, ele apresentava sinais de embriaguez.
De acordo com o corpo de bombeiros, o veículo perdeu o controle em uma curva, bateu em uma árvore e caiu em um córrego na alça de acesso à Avenida Capitão Luiz Antônio Pimenta. Uma das vítimas morreu no local e duas chegaram a ser socorridas, mas não resistiram. Uma quarta passageira teve ferimentos leves e foi liberada após atendimento. o motorista recusou socorro, mas testou positivo no exame de embriaguez. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o caso foi registrado como homicídio na delegacia da cidade.















