As principais notícias das cidades da nossa região

Explosão em galpão de fogos de artifício deixa feridos e causa destruição no Tatuapé em São Paulo

Uma explosão seguida de incêndio deixou causou destruição na noite desta quinta-feira (13) na esquina da avenida Celso Garcia com a avenida Salim Farah Maluf, no bairro do Tatuapé, zona leste de São Paulo. Uma pessoa morreu e dez ficaram feridas.

O Corpo de Bombeiros constatou que a explosão ocorreu dentro de um galpão que armazenava fogos de artifício.

As causas do incidente ainda serão investigadas.

De acordo com moradores da região, o impacto da explosão foi tão forte que quebrou vidros de vários apartamentos de um prédio próximo. Carros estacionados nas ruas ao redor também foram danificados.

Acqua Vias SP vence leilão da concessão do sistema de travessias de balsa em São Paulo

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (12) um dos maiores projetos de descarbonização do transporte aquaviário do país.

A iniciativa integra a parceria público-privada (PPP) do sistema de travessias hídricas, cujo leilão foi realizado hoje,na B3, em São Paulo.

O plano prevê a operação de 45 novas embarcações em diversas travessias do estado. Segundo o diretor-presidente da Companhia Paulista de Parcerias, Edgard Benozatti, a PPP é considerada um marco para o setor e deve ampliar a sustentabilidade e a eficiência do transporte.

A empresa Acqua Vias SP foi a vencedora do leilão , oferecendo um desconto de 12,6% sobre a contraprestação do governo.

A concessão prevê um investimento de R$ 2,5 bilhões ao longo de 20 anos, com o objetivo de operar, manter e administrar as 14 linhas de travessias por balsa existentes no estado. O governo destacou ainda que a política tarifária é demasiadamente sensível e garantiu que a concessão não alterará os valores cobrados nem as gratuidades já existentes.

O Conexão Saudade conversou com Edgard Benozatti que fala como o projeto vai modernizar as travessias.

Foto:Edgard Benozatti-diretor-presidente da Companhia Paulista de Parcerias

Cubatão participa da COP30 com foco em sustentabilidade

Cubatão marca presença na COP30, em Belém do Pará, com uma comitiva liderada pelo prefeito César Nascimento e pela vice-prefeita Andrea Castro. Também participam os Secretários de Comunicação, Cláudio Barazal, e de Meio Ambiente, Cleiton Jordão.

Em entrevista ao programa Conexão Saudade, Andrea Castro fez um balanço do que aconteceu até agora e cita a importância da participação do município no evento, reforçando os compromissos de Cubatão com a sustentabilidade e a agenda climática global.

São Vicente passa a exigir declaração de vacinação em todas as escolas

A prefeitura de São Vicente publicou um decreto que torna obrigatória a apresentação da declaração de vacinação no ato da matrícula ou rematrícula em toda a rede pública de ensino.

Antes, a exigência valia apenas para creches. Agora, passa a abranger toda a educação básica, do ensino infantil ao médio.

A declaração deve ser emitida exclusivamente nas unidades de saúde do município, após conferência do cartão de vacinas. O documento tem validade de 12 meses a partir da data de emissão.

Obras de passarela causam interdição parcial na avenida perimetral, em Santos

As obras de construção de uma nova passarela de pedestres na região do mercado, em Santos, provocam a interdição de uma faixa da Avenida Perimetral.

Segundo a autoridade portuária de Santos, a medida é necessária para ajustar o traçado da ciclovia, que precisou ser modificado para a implantação da estrutura.O trânsito no local ficará parcialmente afetado até o dia 28 de novembro.

Essa é a quinta via elevada entregue pelo Porto de Santos dentro da política de integração Porto-Cidade.

Prefeito de Sorocaba é apontado como líder de esquema de corrupção

O documento que levou ao afastamento do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), aponta o político como líder de uma organização criminosa e beneficiário de um esquema de corrupção em contratos públicos.

Segundo o portal G1, o esquema envolveria o cunhado e o empresário do prefeito, presos durante a segunda fase da operação cópia e cola, deflagrada na última quinta-feira (6). A polícia federal indica que as atividades ilícitas, incluindo lavagem de dinheiro, teriam começado logo nos primeiros dias do mandato.

Justiça derruba cobrança de taxa para veículos turísticos em Guarujá

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) considerou inconstitucionais artigos da lei complementar nº 291/21, de Guarujá, que previa a cobrança de uma taxa para entrada de veículos turísticos coletivos vindos de outros municípios.

Os valores variavam entre r$ 900 e r$ 4.600 por dia. Segundo o TJ-SP, a decisão foi unânime. O ministério público de São Paulo havia ingressado com ação direta de inconstitucionalidade alegando, entre outros pontos, que a cobrança de taxa de polícia para o ingresso de veículos de fretamento turístico é contrária à constituição estadual.

Carreta bloqueia o Rodoanel em Itapecerica da Serra e causa congestionamento

Um motorista de carreta mobilizou equipes de segurança na manhã desta quarta-feira (12) ao permanecer por mais de quatro horas dentro do veículo, que ficou atravessado na pista externa do Rodoanel, na altura do km 44, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.

Segundo a concessionária SPMAR, o chamado foi feito por um usuário que havia saído do Acre com destino a São Bernardo do Campo. Ele relatou ter sido vítima de assalto e sequestro, e que os criminosos o obrigaram a deixar o caminhão bloqueando a rodovia.

O condutor ficou imóvel dentro da cabine até a chegada do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), que realizou a aproximação e o resgate. O homem desceu do veículo desacordado e recebeu atendimento médico.

A Polícia Militar informou que há um objeto suspeito dentro da cabine, e o Gate realiza a perícia para verificar se se trata de um explosivo. A pista segue totalmente interditada no sentido da Rodovia Presidente Dutra, com mais de 16 quilômetros de congestionamento.

Guarujá aprova lei que obriga cabeamento subterrâneo em toda a cidade

O prefeito de Guarujá, Farid Madi (PODEMOS), sancionou uma lei que obriga a instalação subterrânea de todo o cabeamento na cidade. A medida vale para redes elétricas, telefônicas, tv a cabo, internet, fibra óptica e serviços similares.A lei, de autoria do vereador Alexandre Alves (PDT), foi publicada no Diário Oficial do último dia 6 e prevê que a implementação comece pela área central, sendo ampliada gradualmente para todo o perímetro urbano. Concessionárias e prestadores terão prazo entre dois e cinco anos para substituir a infraestrutura aérea por subterrânea. Novos projetos deverão ser executados diretamente nesse modelo.

O descumprimento prevê multa de mil unidades fiscais do município (UFMS), com valor dobrado em caso de reincidência.

Motorista é preso após acidente com três mortes na Rodovia dos Imigrantes

Um motorista de 26 anos foi preso por homicídio após o acidente que matou três mulheres na Rodovia dos Imigrantes, em São Vicente, na manhã deste domingo (9). Segundo a polícia, ele apresentava sinais de embriaguez.
De acordo com o corpo de bombeiros, o veículo perdeu o controle em uma curva, bateu em uma árvore e caiu em um córrego na alça de acesso à Avenida Capitão Luiz Antônio Pimenta. Uma das vítimas morreu no local e duas chegaram a ser socorridas, mas não resistiram. Uma quarta passageira teve ferimentos leves e foi liberada após atendimento. o motorista recusou socorro, mas testou positivo no exame de embriaguez. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o caso foi registrado como homicídio na delegacia da cidade.