As principais notícias das cidades da nossa região

Prefeitura de Guarujá ampliará o horário de funcionamento da unidade de saúde da família

A prefeitura de Guarujá ampliará o horário de funcionamento da unidade de saúde da família (usafa) da Vila Zilda nesta quinta-feira (21). Excepcionalmente, a unidade, que normalmente fecha às 17 horas, ficará aberta até as 21 horas para atendimentos agendados e de livre demanda.

Estarão disponíveis vacinação, testes rápidos, aferição de pressão e glicemia, além de consultas médicas, exames preventivos, eletrocardiogramas e atendimentos odontológicos para pacientes agendados.

A ação faz parte da estratégia da secretaria municipal de saúde para ampliar o acesso da população aos serviços.

Cursos de medicina poderão ter vagas reduzidas

Os ministérios da Educação e da Saúde anunciaram que cursos de medicina com desempenho abaixo do esperado no ENAMED poderão ter número de vagas reduzido, suspensão de vestibular ou extinção do curso.
A medida faz parte do pacote “Supervisão Estratégica” para instituições com notas 1 e 2 no ENAMED.

Instituto Federal e Prefeitura de Guarujá consultam comunidade para cursos

O Instituto Federal de São Paulo, com apoio da Prefeitura de Guarujá, está coletando contribuições da sociedade para definir a oferta de cursos no campus Guarujá, adequando a formação às necessidades locais e ao mercado de trabalho.
Os interessados devem preencher formulário no site da prefeitura.

São Paulo modifica ICMS após operação Ícaro

O governo de São Paulo editou o Decreto 69.808, alterando normas do ICMS retido por substituição tributária, logo após a operação Ícaro, que investiga propina de auditores fiscais.
O objetivo é ampliar o cruzamento de dados, rastrear melhor as informações e garantir mais transparência.

Projeto Palafitas avança em Santos

O Parque Palafitas, maior favela de palafitas do país, começa a tomar forma em Santos com o posicionamento dos 57 painéis pré-fabricados no primeiro prédio do dique da Vila Gilda.
Serão construídos quatro conjuntos de apartamentos com 44 unidades e dois de casas, totalizando 60 habitações. O prédio ainda abrigará as instalações da associação dos moradores. O projeto é considerado piloto para o Brasil pelo prefeito Rogério Santos.

Júri de Tiago Gomes de Souza é transferido para São Paulo

O Tribunal de Justiça de São Paulo transferiu o júri popular do empresário Tiago Gomes de Souza para São Paulo, após pedido da defesa.
Tiago é acusado de matar o idoso César Torresi, de 77 anos, durante uma briga de trânsito em Santos. A defesa argumentou que a grande repercussão do caso poderia influenciar a opinião dos jurados. O pedido foi aceito por unanimidade pela 3ª Câmara de Direito Criminal.

Lote Litoral Paulista prevê investimentos de R$ 4,3 bilhões

O governador Tarcísio de Freitas falou sobre como será feita a cobrança de pedágios no litoral paulista, e estuda alternativas para beneficiar outras comunidades, como Caruara, em Santos. O contrato do Lote Litoral Paulista prevê investimentos de R$ 4,3 bilhões, incluindo duplicação de rodovias, marginais e melhorias estruturais na Baixada Santista, Alto Tietê e Vale do Ribeira.

Ouça o governador:

Baixada Santista terá mais de 200 leitos na rede de saúde em 2025

Mais de 200 leitos serão abertos este ano na rede de saúde da Baixada Santista, conforme informou o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva. Até novembro, vagas em hospitais municipais de Bertioga e Peruíbe, além da maternidade de São Vicente, estarão disponíveis.

Na UTI neonatal do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, o total de leitos saltará de oito para 22 até dezembro.

Porto de Santos investe em inteligência artificial para combater poluição

O Porto de Santos vai usar inteligência artificial para identificar e combater o descarte de resíduos. A tecnologia, desenvolvida pela startup Data Overseas, foi escolhida no ESG Challenge 2024 e terá um projeto piloto.

O sistema usará câmeras e algoritmos para detectar manchas de óleo, plásticos e outros materiais nas águas portuárias, gerando relatórios em tempo real para apoiar a limpeza e a aplicação de multas.

Semana na Baixada Santista terá calor e variação de tempo

A semana na Baixada Santista começou com clima ameno, mas deve terminar com muito calor. Segundo a Climatempo, os termômetros podem chegar a 30 graus no sábado.

Hoje, o tempo continua instável, com mínima de 16 e máxima de 22 graus. A quarta-feira marca aquecimento, com máxima de 26 graus. Na quinta e sexta, o sol predomina e os termômetros atingem 25 graus. O pico de calor ocorre no sábado, com previsão de 30 graus, sol e poucas nuvens, mas o domingo traz chuva rápida e queda na máxima para 22 graus.