As principais notícias das cidades da nossa região

Cubatão adota nova simbologia de acessibilidade no trânsito

A Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão está utilizando uma nova simbologia voltada à acessibilidade.

Segundo o superintendente da CMT, Rafael Lamberti, a mudança reforça o compromisso do município com a inclusão, o respeito à diversidade e aos direitos de todas as pessoas.

Dados do Censo do IBGE de 2022 mostram que mais de 18 milhões e meio de brasileiros com dois anos ou mais têm algum tipo de deficiência.

Quem precisar da credencial com a nova identidade visual deve procurar a sede da CMT, levando rg, cpf, comprovante de endereço e laudo médico.

Feira Férias na Frontaria acontece neste fim de semana no Centro de Santos

De sexta a domingo, dias 25 a 27 de julho, a Casa da Frontaria Azulejada, no Centro de Santos, recebe a Feira Férias na Frontaria, com mais de 60 expositores, atrações culturais, roda de jogos, espaço instagramável e shows ao vivo.

O evento é gratuito, pet friendly e acontece das 10 da manhã às 6 da tarde. Mais informações no instagram @frontariacriativa.

Santos inicia obras de reforço estrutural em ciclovia da Avenida Siqueira Campos

A Prefeitura de Santos deu início ao projeto de reforço estrutural na ciclovia da Avenida Siqueira Campos, no trecho entre a Epitácio Pessoa e a Bartolomeu de Gusmão.

As obras têm caráter preventivo e visam aumentar a segurança dos ciclistas. A intervenção foi dividida em dois trechos e conta com uma plataforma instalada no canal para agilizar os trabalhos nos dois lados da via.

Inscrições abertas para o programa CapacitaCE voltado a pessoas com deficiência

Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do programa CapacitaCE, que oferece formação gratuita para pessoas com deficiência.

São 20 vagas disponíveis para candidatos entre 18 e 30 anos, moradores de Santos, São Vicente, Cubatão e Praia Grande. As inscrições podem ser feitas até 30 de julho no site do Camps Santos.

Os números da dengue na baixada

A prefeitura de Guarujá realizou uma força-tarefa na prainha branca para combater o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Foram vistoriados 123 imóveis, com presença de larvas e mosquitos adultos. a ação também incluiu orientações à população sobre prevenção e os riscos das doenças.

Já em Cubatão, o boletim mais recente da dengue , atualizado em 17 de julho, registra 123 casos confirmados, a maioria em adultos. Duas mortes foram confirmadas este ano. mais de 100 notificações ainda aguardam resultado.

Procon de Santos divulga ranking de empresas mais reclamadas no 1º semestre

O Procon de Santos divulgou o ranking das empresas com mais reclamações no primeiro semestre de 2025.

A Telefônica lidera a lista, com 5,34% das queixas, seguida por Claro e Sabesp. Ao todo, foram registrados mais de 3 mil atendimentos, com destaque para os setores de telefonia, energia elétrica e abastecimento de água.

Terceira idade em Santos

Estão abertas as inscrições para os cursos da Vila Criativa Sênior, no Embaré, em Santos.
São 200 vagas disponíveis em atividades como dança, música, canto, aulas digitais e muito mais.

As inscrições vão até sexta-feira e devem ser feitas na rua Comendador Alfaia Rodrigues, número 260.
É necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência em Santos, uma foto 3×4 e atestado médico para as atividades físicas.

Prefeito de Cubatão, responde com not de repúdio, defendendo Cubatão.

Na semana passada, Cubatão voltou a ser mencionada em um discurso na Câmara dos Deputados — mas por um motivo que gerou polêmica.
A deputada Sâmia Bomfim, do PSOL, usou o antigo apelido de “Vale da Morte” ao criticar mudanças na legislação ambiental, sem considerar os avanços conquistados pela cidade nas últimas décadas.

O prefeito César Nascimento, do PSD, respondeu com uma nota de repúdio, defendendo a imagem do município e destacando Cubatão como exemplo de recuperação ambiental.
Deputados da região também saíram em defesa da cidade, ressaltando o trabalho conjunto entre governo, indústria e população para transformar o cenário ambiental.

Oportunidade em São Vicente

A Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda de São Vicente está com 20 vagas abertas para o curso de auxiliar de logística.
As inscrições são voltadas a jovens de 16 a 24 anos, que devem estar cadastrados no portal gov.br e apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Menores de idade precisam comparecer acompanhados de um responsável.
As inscrições seguem até o dia 4 de agosto e devem ser feitas na rua José Bonifácio, número 404, 8º andar, no Centro de São Vicente.

Balanço do Refis em Guarujá

A Prefeitura de Guarujá divulgou um balanço positivo do Refis 2025, o programa de recuperação fiscal do município.
Em apenas um mês, mais de 2 mil pessoas aderiram à iniciativa.

Com essas adesões, foram renegociadas quase 7 mil e 300 dívidas, fortalecendo as finanças da cidade e oferecendo alívio aos contribuintes.
O resultado é considerado um avanço importante na regularização de débitos com o município.