As principais notícias das cidades da nossa região

Estudo detecta paracetamol, cafeína e resíduos de drogas em peixes de Santos e Guarujá

Um estudo inédito identificou a presença de paracetamol e cafeína em tecidos de peixes capturados em Santos e Guarujá. A pesquisa foi feita por especialistas da Universidade Santa Cecília, que apontam ser a primeira vez que essas substâncias foram detectadas nas espécies analisadas.

Também foram encontrados resíduos de outros elementos com ação farmacológica, como furosemida, cocaína e benzoilecgonina, o que levanta alerta para riscos ambientais e à saúde humana.

Travessia Santos-Guarujá recebe nova embarcação modernizada a partir de sexta-feira

A travessia entre Santos e Guarujá ganha uma nova embarcação modernizada a partir desta sexta-feira, 27 de junho. A entrega será às 10 da manhã, no terminal do Guarujá, com a presença do subsecretário estadual de logística e transportes, Denis Gerage Amorim.

A embarcação FB-16 recebeu investimento de 4,7 milhões de reais para melhorar a segurança e o conforto dos usuários. Ela é a 19ª a entrar em operação no Sistema de Travessias Litorâneas de São Paulo desde 2023.

A modernização faz parte de um programa do Governo do Estado que já destinou cerca de 200 milhões de reais à renovação das embarcações e à infraestrutura dos terminais, com foco em oferecer um transporte mais seguro, ágil e confortável para moradores e turistas.

Boulevard Aéreo do Parque Valongo é inaugurado nesta quarta-feira em Santos

Nesta quarta-feira, 26 de junho, às 10h, o Prefeito Rogério Santos inaugura o Boulevard Aéreo do Parque Valongo.

A nova estrutura liga o cais de contemplação no Porto de santos à Rua XV de Novembro, no Centro Histórico, atravessando a Avenida Perimetral e a Rua Tuyuti, ampliando as opções de lazer e turismo para quem visita a região.

A cerimônia acontecerá no Armazém 4, no Valongo, com acesso pela passarela ao lado da alfândega, na Praça da República.

Santos, Penedo e Cannes firmam parceria internacional para audiovisual e inteligência artificial

Durante a 17ª conferência anual da rede de cidades criativas da Unesco, realizada na França, santos, Penedo e Cannes assinaram uma parceria para colaborar em projetos de audiovisual, inovação cultural e inteligência artificial.

Segundo a secretária de comunicação de Santos, Selley Storino, a aliança vai além do simbolismo e abrange pesquisa, intercâmbio cultural e políticas públicas inovadoras.

Santos e Penedo vão liderar uma iniciativa pioneira que une inteligência artificial e indústria cultural, com o apoio de cannes, destaque mundial no audiovisual. Única cidade paulista presente no evento, Santos reafirmou seu protagonismo junto às mais de 350 cidades de 100 países que fazem parte da rede de cidades criativas da unesco.

Nova chance para doar sangue neste sábado na Santa Casa de Santos

Quem não conseguiu participar do primeiro mutirão da 9ª edição da campanha “doe amor, doe vida, doe sangue” terá uma nova oportunidade neste sábado, dia 28, das 7h às 11h, na Santa Casa de Santos, no bairro Jabaquara.

Para doar, é preciso levar documento original com foto e cumprir requisitos básicos, como ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, Estar descansado, alimentado e não ter ingerido álcool nas últimas 12h. Menores de 18 anos devem ir acompanhados de um responsável. Antes da doação, todos passam por aferição de pressão arterial, pulso e temperatura, além de teste para detectar anemia.

Governo de São Paulo libera r$ 48 milhões para maternidade de São Vicente

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (25) um investimento de r$ 48 milhões para a Maternidade Municipal de São Vicente. O repasse será feito ao longo de 31 meses, com parcelas mensais de r$ 1,5 milhão, para custear atendimento médico e garantir estrutura para realizar até 1,5 mil partos por ano.

A unidade conta com leitos obstétricos, uti neonatal e equipe multidisciplinar para oferecer atendimento integral às mães e bebês.

 

Escola de Cubatão entra no ranking das melhores do mundo

A Escola Parque dos Sonhos, em Cubatão, foi escolhida entre as dez melhores instituições do prêmio internacional World’s Best School, o que significa “melhor escola do mundo” em tradução livre.

A unidade destacou-se por superar casos de violência e transformar o ambiente escolar com foco no aprendizado.

Aulas nas escolas cívico‑militares de SP começam dia 28 de julho

O governo de São Paulo vai iniciar as aulas nas escolas cívico‑militares no dia 28 de julho, mas os policiais militares aposentados só devem ser contratados até 20 de agosto. Na Baixada Santista, três escolas aderiram ao modelo: Archimedes Bava, em Bertioga, Lincoln Feliciano, em Cubatão, e Dagoberto Nogueira da Fonseca, em Itanhaém.

Os policiais passarão por um curso de 40 horas para atuar no “Projeto Valores”, que inclui aulas de ética e cidadania e fiscalização de regras de disciplina e uniforme.

A Secretaria de Educação garantiu conduzir a implementação do programa “com responsabilidade”.

Santos FC e EcoFaxina realizam ação de limpeza na Ponta da Praia

O Santos FC e o Instituto EcoFaxina se unem nesta quinta-feira (26) para uma ação de limpeza na Ponta da Praia, em Santos, a partir das 9h, em frente ao posto dos Bombeiros.

A atividade, que contará com a presença da jogadora Carol Baiana, inclui aula ambiental, alongamento, entrega de equipamentos de proteção, coleta e triagem de resíduos.

O evento marca o início de uma parceria para unir esporte e preservação dos oceanos.

Prepare o bolso: pedágios nas rodovias paulistas ficam mais caros a partir de julho

As tarifas de pedágio nas rodovias paulistas vão aumentar a partir dos dias 1º e 6 de julho. O reajuste médio de 5,31% foi aprovado pela Artesp e segue a inflação acumulada entre junho de 2024 e maio de 2025.

O aumento varia conforme cada rodovia e representa mais custo para motoristas que trafegam pelo estado.