As principais notícias das cidades da nossa região

Itanhaém apresenta novo marco legal de planejamento urbano

Itanhaém, considerada a segunda cidade mais antiga do país e a maior em área da Baixada Santista, lançou nesta terça‑feira (24) seu novo marco legal de planejamento urbano.

O evento foi promovido pelo Lide – Grupo de Líderes Empresariais, em parceria com a Associação Comercial de Itanhaém e apoio da prefeitura, reunindo empresários, autoridades e profissionais ligados à construção civil e ao desenvolvimento urbano.

Santos registra internações e mortes por síndrome respiratória grave

A cidade de Santos registrou 63 internações e 4 mortes por síndrome respiratória aguda grave causada pelo vírus influenza em 2025. A vacinação para todas as pessoas a partir de seis meses de idade está disponível nas policlínicas, de segunda a sexta, das 9h às 16h. A vacina trivalente atualiza sua formulação todos os anos e é recomendada especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. Mais de 107 mil doses foram aplicadas no município.

Santos realiza audiência pública para nova arena na Vila Belmiro

A prefeitura de Santos vai realizar no dia 14 de julho, às 18h, uma audiência pública para debater a construção da nova arena do Santos Futebol Clube. O evento, no Salão de Mármore do Estádio Urbano Caldeira, vai apresentar o Estudo de Impacto de Vizinhança e contará com representantes do clube e da comissão municipal de impacto de vizinhança. O estudo completo está disponível para consulta online e presencial.

Novo secretário de Segurança de Santos assume cargo nesta terça

Flávio de Brito Júnior, tenente-coronel da reserva da Polícia Militar, assume nesta terça-feira (24) a Secretaria de Segurança de Santos. Ele entra no lugar da delegada Raquel Gallinati, que deixou o cargo no mês passado. Brito Júnior já atuou na Guarda Civil Municipal, na Secretaria de Segurança e no departamento de logística da CET. A indicação foi feita pelo prefeito Rogério Santos, que ressaltou a experiência e a confiança no novo titular.

Projeto quer exigir zona azul para veículos de fora estacionarem na orla de Santos

O vereador Adriano Piemonte encaminhou um projeto para exigir que carros emplacados fora de Santos, inclusive de outras cidades da Baixada Santista, utilizem o cartão de estacionamento rotativo (zona azul) ao estacionarem na orla. A isenção continuaria valendo para veículos registrados no município, desde que respeitadas as regras de trânsito e sinalização. Quem não se adequar estará sujeito a multa e remoção do veículo. A proposta visa organizar o uso das vagas nas avenidas da praia, especialmente em fins de semana, feriados e alta temporada, quando aumenta a circulação de carros de fora. O vereador destacou que a medida beneficia a população santista e contribui para melhorar a mobilidade e aumentar a receita para manutenção e planejamento urbano. A proposta segue para análise nas comissões legislativas antes de ir a plenário para votação.

Mercado imobiliário tem queda nas vendas e alta nas locações na Baixada

As vendas de imóveis na Baixada Santista registraram uma queda de 9,97% em maio, em comparação com o mês anterior, segundo dados do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci‑SP). Por outro lado, as locações apresentaram crescimento significativo de 45,85% no mesmo período. No acumulado do ano, as vendas caíram 55,33%, refletindo ajustes no mercado e nas condições de financiamento. Os apartamentos representaram 65% das vendas em maio, enquanto as casas ficaram com 35%. Os imóveis mais comercializados foram apartamentos de dois dormitórios, com até 100 m² de área útil e preço médio em torno de 300 mil reais.

 

Ventania provoca estragos e morte na Baixada Santista

A forte ventania desta segunda-feira (23) causou estragos em diversas cidades da Baixada Santista. Em Praia Grande, a cobertura de um posto de combustíveis na Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas, no bairro Ocian, desabou no início da tarde. Em Bertioga, as rajadas arrancaram a cobertura da arena de shows localizada na entrada da cidade, mas não houve registro de feridos. Já em Santos, um caminhoneiro de 48 anos morreu no terminal Medlog, no bairro Chico de Paula, após dois contêineres empilhados caírem sobre a cabine do veículo que operava. Os bombeiros informaram que as rajadas de vento chegaram a 63,8 km/h, e a Polícia Militar foi acionada para prestar atendimento.

Polícia investiga acidente com balão após incêndio no ar em Praia Grande

A Polícia Civil de Santa Catarina já tem uma linha principal de investigação para a queda do balão no último sábado (21), em Praia Grande, no sul do estado. Segundo as autoridades, trabalha-se com a hipótese de que um maçarico auxiliar, utilizado para acender a chama principal, teria entrado em combustão ainda no ar. De acordo com depoimentos, inclusive o do próprio piloto, o fogo se alastrou durante o voo e obrigou a iniciar uma descida de emergência.

Oportunidades de emprego no PAT Guarujá

O PAT de Guarujá oferece uma série de oportunidades para quem busca entrar no mercado de trabalho. Há vagas para auxiliar de serviços gerais, técnico de desinsetização e caldeireiro, entre outras funções. Os interessados devem comparecer à sede do PAT, localizada na Avenida Santos Dumont, 1.586, no bairro Pae Cará, em Vicente de Carvalho, de segunda a sexta‑feira, das 9h às 16h30, e aos sábados das 9h às 12h30. É necessário levar carteira de trabalho física ou digital, RG ou CNH e o número do PIS para realizar o cadastro e verificar todas as opções abertas.

Cerimônia de entrega do Prêmio ODS Boas Práticas na educação, acontece em Santos.

No dia 7 de julho, às 9h, o Parque Tecnológico de Santos recebe a cerimônia de entrega do Prêmio ODS Boas Práticas na Educação. O evento destaca iniciativas escolares que promovem a sustentabilidade ambiental e social, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesta edição, 30 projetos finalistas de 16 escolas públicas e privadas da Baixada Santista serão premiados e apresentados ao público. O prêmio, promovido pelo movimento ODS Santos 2030, busca valorizar e dar visibilidade às boas práticas escolares que contribuem para uma cidade e uma sociedade mais justas e sustentáveis.