As principais notícias das cidades da nossa região

Baixada Santista e Litoral Norte

Refis em São Vicente vai até 30 de junho com descontos de até 99%

Moradores de São Vicente têm até o dia 30 de junho para aderir ao Refis – Programa de Recuperação Fiscal da prefeitura. A iniciativa oferece descontos de até 99% e parcelamento em até 120 vezes para regularização de dívidas municipais.

O programa vale para débitos gerados até 31 de dezembro de 2024, como IPTU, ISS, taxas e multas (exceto multas de trânsito).


Cubatão registra 65 casos de dengue e baixa adesão à vacinação

Cubatão contabiliza 65 casos confirmados de dengue, segundo boletim divulgado no dia 22 de maio. A maioria das infecções está entre adultos de 20 a 59 anos. A cidade também confirmou um óbito pela doença, ocorrido em março.

Os bairros com mais registros são Jardim Casqueiro, Nova República, Vila Natal e Vale Verde. A cobertura vacinal está baixa: apenas 46% dos adolescentes entre 10 e 14 anos tomaram a primeira dose, e apenas 19% completaram o esquema.

As vacinas estão disponíveis em 15 postos de saúde, das 9h às 16h.


Guarujá realiza 11ª SIPAT com foco na saúde do servidor

A Prefeitura de Guarujá realiza, entre segunda e sexta, a 11ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). O tema deste ano é “Servidor bem cuidado, Guarujá bem servido”.

A abertura acontece nesta segunda-feira (27), às 14h, no campus da Unoeste, na rua Albertino Pedro, 75, na Enseada. Durante a semana, servidores participarão de palestras sobre saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho.


Santos inicia audiências públicas sobre nova lei de uso do solo

A Prefeitura de Santos inicia nesta semana uma série de audiências públicas para apresentar propostas de mudanças na Lei de Uso e Ocupação do Solo.

As dez propostas impactam diretamente a Zona Noroeste, os morros e o centro da cidade, com foco em promover um crescimento urbano mais sustentável e organizado.

A primeira audiência será no dia 28, às 19h, na Zona Noroeste. A segunda ocorre no dia 29, às 18h15, na Associação Comercial de Santos. Após as audiências, a proposta final será enviada à Câmara Municipal.


Nova estação de passageiros é entregue no Litoral Norte de SP

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo entregou, nesta sexta-feira (23), a nova estação de passageiros no Litoral Norte.

Com investimento de quase R$ 1 milhão, o terminal foi totalmente modernizado para melhor atender pedestres, ciclistas e motoristas. A obra envolveu reformas estruturais, elétricas e hidráulicas, além de melhorias em coberturas, pintura, paisagismo e no sistema de combate a incêndios.


Raquel Gallinati deixa Secretaria de Segurança de Santos

A nomeação de 47 novos guardas civis municipais marcou o último ato de Raquel Gallinati à frente da Secretaria de Segurança de Santos. Ela se despediu do cargo na noite de sexta-feira (24), durante cerimônia na Associação Comercial.

Assume interinamente Daniel Onias Nossa, de 70 anos, tenente-coronel reformado do Corpo de Bombeiros e ex-coordenador da Defesa Civil municipal.

Para o cargo de coordenador da Defesa Civil entra o engenheiro José Carlos Turziani, servidor há 33 anos e especialista em riscos naturais e tecnológicos.

Previsão do tempo

Primeira onda de frio de 2025 chega com força na virada do mês

Segundo a Climatempo, a primeira onda de frio de 2025 deve chegar com força na virada de maio para junho. Uma massa de ar polar intensa poderá provocar geadas e até neve em algumas regiões.

As temperaturas devem cair no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e também em Rondônia, Acre e sul do Amazonas. Em São Paulo, o frio pode chegar até o sul de Minas Gerais.

O primeiro sinal da frente fria está previsto para amanhã.

Baixada Santista

A Prefeitura de Cubatão lançou o podcast “Alô Cubatão”, um novo canal de comunicação com a população que traz, semanalmente, entrevistas com secretários municipais e outros representantes da administração pública. A proposta é aproximar os cidadãos das ações do governo, com informações claras e atualizadas sobre projetos, serviços e os desafios da cidade.

Produzido pela Secretaria de Comunicação Social, o programa é apresentado pelo secretário da pasta, Cláudio Barazal, e vai ao ar todas as quintas-feiras pelos canais oficiais da Prefeitura.

A primeira convidada foi a vice-prefeita e secretária de Habitação, dra. Andrea Castro, que falou sobre os avanços e prioridades da política habitacional no município.


A Polícia Federal apreendeu, nesta quinta-feira, 664 quilos de cocaína no Porto de Santos.

A droga foi encontrada durante uma inspeção de rotina e tinha como destino o porto de Antuérpia, na Bélgica.

Os tabletes estavam escondidos no meio de uma carga de polietileno.

Equipes da Polícia Marítima fizeram diligências no local, e a droga será periciada.

Um inquérito foi aberto pela Delegacia da PF em Santos para identificar os envolvidos no crime.


Polícia

Na tarde de ontem, o prédio do Ministério do Desenvolvimento Social, em Brasília, foi esvaziado após um homem ameaçar explodir uma bomba caseira em frente ao local.

Ele estava acompanhado de duas crianças e de uma mulher, carregando um pacote suspeito e um possível detonador. Segundo as autoridades, o homem chegou a detonar um artefato menor antes da chegada das forças de segurança.

Após mais de uma hora de negociação, a polícia conseguiu resgatar as crianças que acompanhavam o suspeito e detê-lo sem feridos.

A ação terminou às 17h38 de quinta-feira. O homem foi levado primeiro a uma unidade de saúde e, depois, encaminhado à delegacia.

Equipes do Bope e da Polícia Federal participaram da operação. O caso segue sob investigação.


A Polícia Federal apreendeu, nesta quinta-feira, 664 quilos de cocaína no Porto de Santos.

A droga foi encontrada durante uma inspeção de rotina e tinha como destino o porto de Antuérpia, na Bélgica.

Os tabletes estavam escondidos no meio de uma carga de polietileno.

Equipes da Polícia Marítima fizeram diligências no local, e a droga será periciada.

Um inquérito foi aberto pela Delegacia da PF em Santos para identificar os envolvidos no crime.


Cotidiano

Um avião da companhia Emirates que decolou de Guarulhos com destino a Dubai precisou retornar ao aeroporto na madrugada de quinta-feira devido a problemas técnicos.

A aeronave, um Airbus A380, sobrevoou a região de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, realizando várias manobras que acordaram e assustaram moradores da cidade.

Em nota, a Emirates informou que o voo foi cancelado por uma falha técnica, sem dar detalhes, mas garantiu que o avião pousou em segurança em Guarulhos às 3h23 da manhã.

O novo embarque está marcado para a noite desta sexta-feira, dia 23.

 

Saúde

O Conselho Federal de Medicina passou a autorizar a cirurgia bariátrica em pacientes a partir de 14 anos com obesidade grave e complicações clínicas.

Antes, pacientes menores de 16 anos podiam fazer a cirurgia apenas em caráter experimental e com aprovação dos comitês de ética.

Adolescentes entre 16 e 18 anos que cumprirem os critérios dos adultos também poderão acessar o procedimento.

Em todos os casos, é preciso o consentimento dos responsáveis e a avaliação de uma equipe multidisciplinar.



Santos agora tem um selo de identificação para veículos que transportam pessoas com transtorno do espectro autista.

A lei foi publicada nesta segunda e dá prazo de noventa dias para passar a valer.

O adesivo terá a frase “Autista a bordo” e poderá ser solicitado pelo próprio usuário com TEA ou por responsáveis, com laudo médico.

Além de promover mais segurança no trânsito, a ideia é estimular o respeito e a empatia.

Em todo o estado de São Paulo, mais de 47 mil adesivos como esse já foram emitidos entre abril e dezembro do ano passado.

 

Notícias da Baixada

A eleição suplementar em Mongaguá já tem data marcada: 8 de junho.

A nova votação acontece depois que o TSE barrou a candidatura de Paulo Wiazowski, eleito em 2024, por improbidade administrativa.

Disputam a prefeitura: Cristina Wiazowski, do PP, que lidera as pesquisas com 53%, e Rodrigo Casa Branca, do União Brasil, segundo colocado na última eleição.


A Prefeitura de Santos firmou uma parceria público-privada de 739 milhões de reais com o Consórcio Terra Santos Ambiental para modernizar a limpeza urbana e a gestão de resíduos sólidos pelos próximos 30 anos.

O grupo é formado pelas empresas Terracom Construções e Terracom Concessões, responsáveis por toda a operação – da coleta ao destino final do lixo, além de ações de conscientização ambiental.

A fiscalização vai ser feita por um centro de controle operacional, com avaliações semestrais e pesquisas junto à população. O atendimento ao público está disponível pelo 0800 621 5000.


A Prefeitura de Cubatão assinou nesta quarta uma parceria com o Senac para oferecer cursos profissionalizantes gratuitos.

A ação beneficia moradores da Vila Esperança, Mantiqueira, Vila Noel e Pilões, comunidades atendidas por projetos habitacionais.

A iniciativa faz parte do trabalho social realizado nas comunidades e vai garantir mais oportunidades de capacitação e renda.


Super Ação SP

O governo de São Paulo lançou nesta terça-feira o Super Ação SP, um programa para combater a pobreza através do atendimento personalizado a famílias vulneráveis.

O programa reúne 29 políticas públicas e oferece planos de desenvolvimento individualizados com acompanhamento técnico e apoio para que as famílias alcancem autonomia.

Nesta primeira fase, o objetivo é atender 105 mil famílias em extrema pobreza, com busca ativa no CadÚnico.

O governador Tarcísio de Freitas destacou que o foco é garantir direitos sociais, trabalho e aumento do poder aquisitivo.

O Estranho Mundo de Jack, exposição imersiva no Jardim Botânico de São Paulo,pode ser vista até 1 de junho.

Atenção, fãs de Tim Burton e do universo mágico de “O Estranho Mundo de Jack”, está quase no fim a exposição imersiva inédita no Jardim Botânico de São Paulo. A experiência sensorial, chamada Caminho de Luzes, convida o público a embarcar em uma jornada noturna por Halloween Town, com projeções, esculturas interativas e trilha sonora.

Com cerca de 1 km de percurso, a mostra recria cenas icônicas do filme de 1993 e traz à vida personagens como Jack Skellington, Sally e o cãozinho Zero — sem esquecer da assustadora presença de Oogie Boogie e sua floresta de portas.

Sucesso em Nova York, a exposição chegou ao Brasil com produção da Adventurelive e LETSGO, em parceria com o Instituto Cultural Opus e apoio da São Paulo Turismo.

Caminho de Luzes – O Estranho Mundo de Jack, até 1º de junho, no Jardim Botânico de São Paulo, zona sul de São Paulo. Classificação livre, mas menores de 14 anos devem estar acompanhados.

Ingressos e mais informações, você encontra online no site  www.uhuu.com. Não perca!

A Saudade Fm visitou e aprovou!

Líder do PCC em Santos é preso pelo Deic em operação da polícia civil de São Paulo

Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), da Polícia Civil de São Paulo, prenderam José Roberto de Andrade, conhecido como “bicudo”, apontado pelas autoridades como líder do primeiro comando da capital (PCC) em Santos.

segundo informações do site UOL, a prisão foi realizada na última segunda-feira (19) e divulgada nos dias seguintes. Segundo a polícia, bicudo ocupava posição de destaque na facção criminosa, sendo considerado um dos principais articuladores do grupo na região da Baixada Santista.

A operação integra esforços da polícia civil para desarticular o comando e as atividades do PCC no Estado.