As principais notícias das cidades da nossa região

Guarujá faz mutirão para reduzir fila de espera por consultas

A Prefeitura de Guarujá iniciou um mutirão para atender pacientes que aguardam consultas com neuropediatras, oftalmologistas e médicos generalistas.

Na última sexta e sábado, foram realizados 65 atendimentos.

Os serviços acontecem na Unidade de Saúde Docinhos (neuropediatria) e no Centro de Referência CROOF (oftalmologia).

Mais de 4 mil pacientes estão sendo convocados para consultas e exames.

Procon Móvel atende consumidores no Gonzaga nesta sexta

A van do Procon Móvel estará no Gonzaga, em Santos, nesta sexta-feira (30), das 10h às 16h, no estacionamento da Droga Raia, na Praça da Independência.

O atendimento é gratuito e inclui orientação sobre direitos do consumidor, reclamações e problemas com compras, dívidas e golpes online.

A ação conta com nove colaboradores, com foco em casos como empréstimos não reconhecidos.

Praia da Cocanha representará o Brasil em prêmio internacional da ONU Turismo

A praia da Cocanha, em Caraguatatuba, foi selecionada para representar o Brasil em premiação da ONU Turismo.

O reconhecimento valoriza vilas que promovem o turismo sustentável, preservam a cultura local e incentivam a participação comunitária.

Entre oito localidades brasileiras escolhidas, Cocanha avança agora para a etapa internacional do prêmio.

Festa solidária da NAPNE reúne comunidade em Santos

De 6 a 29 de junho, a NAPNE realiza sua 4ª Festa Solidária em Santos.

O evento será na Rua Júlio Conceição, 58 – Vila Mathias, às sextas e sábados, das 19h às 23h, e aos domingos, do meio-dia às 16h.

O evento é aberto ao público e conta com opção de delivery mediante reserva antecipada.

WhatsApp: (13) 99147-7526. A renda será revertida para projetos sociais.

 

Santos adota novo protocolo para gestantes com risco de pré-eclâmpsia

Santos aderiu à iniciativa Vida, da Rede Brasileira de Hipertensão na Gestação, para reduzir mortes maternas e infantis. A cidade vai implementar um novo protocolo de atendimento para gestantes com risco de pré-eclâmpsia — principal causa de morte materna no Brasil. O uso preventivo de sulfato de magnésio passará a ser feito desde o pré-natal, inclusive em ambulâncias do SAMU. A medida foi anunciada nesta quinta-feira, durante as comemorações dos 12 anos do programa Mãe Santista. Cerca de 150 profissionais da rede municipal de saúde já estão sendo capacitados para colocar as novas regras em prática.

15º Congresso Paulista de Neurologia em Santos.

De 4 a 7 de junho, Santos recebe o 15º Congresso Paulista de Neurologia, um dos maiores eventos científicos da área no país. O encontro será realizado no Santos Convention Center, na Ponta da Praia, reunindo cerca de 3.500 participantes — entre médicos, estudantes, residentes e profissionais da saúde de todo o Brasil. A programação inclui palestras, simpósios, apresentações de trabalhos e discussões sobre avanços na neurologia. As inscrições ainda estão abertas pelo site congresso paulistadeneurologia.com.O evento é organizado pela Associação Paulista de Neurologia, com apoio da APM e da Academia Brasileira de Neurologia.

Feira de artesanato e evento Porto Sustentável em Santos

Na terça-feira, dia 3 de junho, das 14h às 17h30, acontece no bairro do Macuco, em Santos, a feira de artesanato do evento Porto Sustentável, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A mostra gratuita reúne mais de dez artesãos que transformam resíduos em peças artísticas, promovendo consumo consciente e valorizando o trabalho manual. O evento é promovido pela Autoridade Portuária de Santos, com apoio da Prefeitura, e inclui palestras, oficinas e ações educativas durante todo o dia.

Exposição de projetos de Arquitetura e Urbanismo em Cubatão

A partir do dia 2 de junho, o saguão do Paço Municipal de Cubatão recebe a exposição dos projetos desenvolvidos por estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Unisantos. Os trabalhos apresentam propostas de melhorias para os bairros Papa João Paulo II, Jardim Nova República e Jardim Real. A mostra é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Católica de Santos, com envolvimento direto dos moradores e foco em soluções reais. A abertura será às 9h do dia 2 e a visitação vai até 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O endereço é Praça dos Emancipadores, sem número.

Grupamento de Defesa Ambiental de Guarujá se destaca em resgate de animais

O Grupamento de Defesa Ambiental de Guarujá se destaca no resgate de animais silvestres. Entre janeiro de 2019 e abril de 2025, o grupo atendeu mais de 3 mil ocorrências, resgatando mais de 1.700 animais e realizando 427 manejos de abelhas. Formado por oito guardas municipais, o grupamento monitora áreas de proteção ambiental e faz rondas preventivas para proteger o patrimônio ecológico do município. Os animais resgatados são devolvidos ao habitat ou encaminhados para reabilitação no CEPTAS de Cubatão ou no Aquário de Guarujá. Entre as espécies atendidas estão saruês, serpentes, bichos-preguiça, corujas e tamanduás.

Encontro das Secretarias Estaduais da Mata Atlântica em São Paulo.

Na segunda-feira, 26 de maio, a Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo sediou o 10º Encontro das Secretarias Estaduais da Mata Atlântica, com representantes dos 17 estados do bioma. A secretária Natalia Resende destacou que, nos últimos dois anos e meio, foram restaurados cerca de 21 mil hectares de áreas no estado — equivalente a mais de 20 mil campos de futebol. O evento reforçou o compromisso com a proteção e a ampliação da restauração florestal na região.