As principais notícias das cidades da nossa região

Alckmin visita fábrica em Cubatão e destaca investimento bilionário na indústria química

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, visitou nesta segunda-feira (20) a unidade da Unipar Carbocloro, em Cubatão.

A empresa passou por um processo de modernização com investimento superior a R$ 1 bilhão, tornando-se a maior produtora de cloro de membrana da América do Sul.

Durante a visita, Alckmin participou de uma reunião com representantes da companhia e conheceu áreas estratégicas da planta industrial, incluindo a sala de membrana — tecnologia considerada mais avançada na produção de cloro — e o centro de controle, responsável pelo gerenciamento das operações.

A agenda reforça a pauta de incentivo à indústria e à modernização do setor produtivo.

Por: Redação

Tarcísio propõe “Times Square” no centro de São Paulo com painéis de led

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que a capital paulista pode ganhar um projeto inspirado na Times Square, um dos pontos turísticos mais conhecidos do mundo.

A proposta prevê a instalação de painéis de LED na região central, com destaque para a esquina das avenidas Ipiranga e São João, um dos locais mais emblemáticos da cidade. O projeto inclui telões em edifícios e projeções visuais em fachadas, com conteúdos voltados para informação, cultura e serviços.

Uma simulação divulgada pelo governo, produzida com uso de inteligência artificial, apresenta como seria o cenário urbano após as intervenções.

Segundo o governador, a iniciativa tem como objetivo revitalizar o centro da capital, aumentar a circulação de pessoas e impulsionar a atividade econômica.

A proposta também busca transformar a área em um novo polo de turismo, cultura e convivência, conciliando modernização com preservação histórica.

O projeto, no entanto, ainda está em fase inicial e não foi colocado em prática.

Por: TMC

Geraldo Alckmin visita Cubatão nesta segunda

O presidente em exercício Geraldo Alckmin estará em Cubatão nesta segunda-feira (20), em sua primeira visita ao polo industrial da cidade após a ampliação do orçamento do regime especial da indústria química .

A medida, sancionada pelo governo federal, elevou os recursos do programa de r$ 1 bilhão para r$ 3,1 bilhões. O objetivo é manter alíquotas reduzidas de tributos federais, como pis e cofins, até o fim do ano, atendendo a demandas do setor químico.

Durante a agenda, Alckmin deve visitar a Unipar Carbocloro, considerada a maior produtora de cloro e soda e a segunda maior de pvc da América do Sul.

A visita ocorre também após discussões recentes sobre desenvolvimento industrial na cidade, envolvendo autoridades, empresários e trabalhadores do setor.

Por: Redação

Ação oferece exames de visão gratuitos e garante óculos para usuários dos serviços sociais em Santos

Usuários dos serviços sociais da Prefeitura de Santos tiveram acesso a exames de visão gratuitos ao longo desta semana, em diferentes equipamentos públicos do município.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento social e o instituto Rumo, com apoio da Rumo logística, por meio do programa visão para inclusão.

Ao todo, foram realizados 450 exames optométricos. os participantes também receberão óculos de grau, com entrega prevista em até 60 dias.

A ação, inédita na cidade, foi encerrada nesta sexta-feira (17), com atendimentos no centro dia para idosos, na região central, onde 120 pessoas foram beneficiadas.

Por: PMS

Omega pet run movimenta o centro histórico de Santos neste domingo

Santos recebe neste domingo a Omega Pet Run, evento esportivo que reúne corredores e seus animais de estimação em um circuito pelas ruas do centro histórico.

A programação inclui duas modalidades: a prova de 5 quilômetros e o canicross, corrida realizada com cães.

Por conta da realização do evento, haverá interdições no trânsito em diferentes pontos da região central a partir das 4h da manhã. A Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos estará com equipes nas ruas para orientar motoristas e garantir a segurança viária.

A largada está prevista para as 6h40, na Praça Mauá. A recomendação é que condutores evitem a região central durante o período e utilizem rotas alternativas para minimizar impactos no trânsito.

Por: Redação

Servidores de Praia Grande entram em greve após impasse sobre reajuste salarial

Os servidores públicos de Praia Grande entraram em greve por tempo indeterminado após não chegarem a um acordo com a prefeitura sobre reajustes salariais e no cartão alimentação.

De acordo com o sindicato da categoria, a paralisação foi aprovada em assembleia realizada na última terça-feira (14) e teve início nesta sexta-feira (17).

O movimento ocorre após o encerramento das negociações por parte da prefeitura, que encaminhou à câmara municipal um projeto de lei propondo reajuste de 4,5% nos salários e de 5% no cartão alimentação — valores que foram posteriormente aprovados pelos vereadores.

O sindicato afirma que a greve é de caráter geral, podendo ter maior adesão em algumas secretarias do que em outras. Até o momento, cerca de 300 servidores aderiram ao movimento.

Por: Redação

Plano especial prevê mais de 850 mil veículos nas rodovias do litoral paulista no feriado de Tiradentes

Entra em operação nesta sexta-feira (17) o plano estratégico da Concessionária Novo Litoral para o feriado de Tiradentes nas principais rodovias do litoral paulista. A expectativa é de que mais de 850 mil veículos circulem ao longo dos seis dias de operação.

O aumento no fluxo deve começar a partir das 12h desta sexta-feira. O plano operacional inclui reforço de equipes, monitoramento contínuo e atuação integrada com a polícia militar rodoviária e a Artesp.

A operação será realizada em toda a malha administrada pela concessionária, que inclui a sp-055, entre o Vale do Ribeira e Bertioga, além das rodovias Mogi-Bertioga e Mogi-Dutra.

Os usuários contarão com atendimento 24 horas por meio do centro de controle operacional, telefone 0800 e bases do serviço de atendimento ao usuário distribuídas ao longo das rodovias.

Na SP-055, o monitoramento será intensificado com acompanhamento em tempo real das condições de tráfego. A concessionária orienta que motoristas respeitem os limites de velocidade, evitem ultrapassagens proibidas e redobrem a atenção nos trechos com maior fluxo. Pedestres devem utilizar passarelas para travessias seguras.

Segundo a concessionária, o objetivo é garantir mais fluidez e segurança durante o período de maior movimentação. A operação segue até quarta-feira (22).

Por: CNL

Baixada Santista espera mais de 85% de ocupação hoteleira no feriado de Tiradentes

Uma pesquisa divulgada pelo Sinhores aponta que hotéis e pousadas da baixada santista devem atingir 85,05% de ocupação durante o feriado de Tiradentes.

O levantamento considera a média entre sábado (18) e terça-feira (21) e foi realizado nas cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá e Bertioga.

Até o momento, 64,63% dos leitos já estão reservados, indicando boa procura antecipada.

De acordo com o presidente do sindicato, Arthur Veloso, os feriados são importantes para incentivar o turismo na região e movimentar diferentes setores da economia.

Segundo ele, além de atrair visitantes, o período também estimula moradores da própria Baixada Santista a aproveitarem as opções locais de lazer e gastronomia.

Por: Santa Portal

Vacinação contra gripe é ampliada na Baixada Santista a partir desta quinta-feira

A campanha de vacinação contra a gripe entra em uma nova fase na baixada santista a partir desta quinta-feira (16), com a ampliação do público-alvo em cidades como Cubatão, Praia Grande e São Vicente.

A medida segue orientação do Ministério da Saúde e tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal antes do período de maior circulação de vírus respiratórios.

Em cubatão, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades passam a integrar os grupos aptos a receber o imunizante nas 15 unidades de saúde do município.

A campanha teve início em 28 de março, contemplando inicialmente crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes e idosos com mais de 60 anos — públicos que continuam sendo atendidos normalmente.

Para os novos grupos, é necessário apresentar documentação que comprove a condição de elegibilidade.

Por: G1

Unicamp lança simulado presencial da primeira fase do vestibular

A Comvest anunciou a realização de um simulado presencial da primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas.

A prova será aplicada no dia 14 de junho nas cidades de Campinas, São Paulo, Piracicaba e Limeira.

As inscrições estarão abertas entre os dias 22 de abril e 8 de maio.

A taxa de participação é de 100 reais, e o simulado será aplicado a partir das 13h, com abertura dos portões ao meio-dia.

A iniciativa busca preparar candidatos para o formato da prova e o ambiente do exame oficial.

Por: Redação