As principais notícias das cidades da nossa região

Ex-prefeito de Peruíbe, Gilson Bargieri, morre aos 72 anos

O ex-prefeito de Peruíbe, Gilson Bargieri, morreu na noite desta segunda-feira (13), aos 72 anos.

Ele estava internado em um hospital em São Paulo, onde tratava um câncer de fígado com metástase.

A morte foi confirmada pela família por meio de um vídeo publicado por sua filha, Milena Bargieri, por volta das 21h30. Segundo ela, o falecimento ocorreu às 20h40.

Por: Redação

São Vicente amplia grupos prioritários da vacinação contra a gripe

São Vicente ampliou, a partir desta segunda-feira (13), os grupos prioritários da campanha de vacinação contra a gripe.

Com a nova fase, passam a ser contempladas pessoas com comorbidades, trabalhadores portuários e caminhoneiros, além de comunidades tradicionais, como quilombolas, indígenas e ribeirinhos.

Esses públicos se somam aos grupos que já estavam sendo vacinados desde o início da campanha, como idosos acima de 60 anos, crianças menores de 6 anos, gestantes, puérperas e profissionais das áreas da saúde e educação.

A vacina contra a Influenza está disponível em toda a cidade, tanto na área insular quanto na área continental.

Por: Redação

Sistema Anchieta-Imigrantes terá bloqueios para obras e transporte de cargas especiais

O Sistema Anchieta-Imigrantes terá interdições programadas ao longo desta semana, impactando o acesso ao litoral paulista.

Os bloqueios acontecem em diferentes dias e horários, devido a obras e à transposição de cargas especiais, exigindo atenção redobrada dos motoristas que utilizam as rodovias na baixada santista.

De segunda-feira (13) a quarta-feira (15), além do sábado (18), a Rodovia dos Imigrantes terá bloqueio na pista norte, no trecho de serra, sempre a partir das 23h30.

Durante esse período, a subida será realizada exclusivamente pela Via Anchieta.

Por: Redação

Hospital da zona noroeste de Santos realiza primeira captação de córnea

O Complexo Hospitalar Dr. David Capistrano, localizado na zona noroeste de Santos, realizou na última sexta-feira (10) sua primeira captação de córnea.

O doador foi um paciente que morreu em decorrência de parada cardíaca.

Para viabilizar o transplante, a equipe acionou a Seção de Captação de Órgãos e Tecidos de Santos, responsável pelo acolhimento das famílias e pela logística nas unidades de saúde.

Após a autorização familiar, o Banco de Olhos de Sorocaba foi acionado, e um representante realizou a retirada das córneas. O material foi encaminhado ao Banco de olhos do Tatuapé e será distribuído pela central estadual de transplantes.

De acordo com o Ministério da Saúde, dados atualizados indicam que 35.809 pessoas aguardam por transplante de córnea no Brasil, enquanto 17.764 já foram beneficiadas neste ano.

Por : A Tribuna

Mongaguá amplia bolsa atleta e inclui jovens a partir dos 10 anos no programa

A cidade de Mongaguá modernizou o programa Bolsa Atleta com a sanção da Lei nº 3.465/2026, que agora permite a inclusão de jovens a partir dos 10 anos de idade. Antes, o benefício era destinado apenas a atletas com, no mínimo, 14 anos.

A mudança tem como objetivo fortalecer as categorias de base e incentivar a formação de novos talentos no esporte local.

Os interessados em participar devem aguardar a publicação do edital de chamamento, que será elaborado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e executado pelo Conselho Municipal de Esportes.

Por: Diário do Litoral

Mais de 300 animais são resgatados de maus-tratos em São Vicente desde 2025

Mais de 300 animais foram resgatados em situações de maus-tratos em São Vicente desde julho de 2025. As ações são realizadas pela Secretaria de Bem-Estar Animal .

Segundo a administração municipal, todos os animais resgatados recebem atendimento veterinário, passam por tratamento, são castrados e, posteriormente, disponibilizados para adoção responsável.

Entre as situações consideradas maus-tratos estão manter animais em correntes curtas, em locais insalubres, sem alimentação adequada ou água limpa, expostos ao sol e à chuva sem abrigo, além do abandono em vias públicas.

Por: Redação

Itanhaém recebe apresentação da esquadrilha da fumaça no dia 21 de abril

A cidade de Itanhaém recebe no próximo dia 21 de abril a apresentação do Esquadrão de Demonstrações Aéreas, equipe oficial da Força Aérea Brasileira. O evento acontece na orla da praia do Centro, na altura da Rua Cunha Moreira, com concentração a partir das 15h.

A demonstração terá duração de cerca de 45 minutos e contará com aproximadamente 50 acrobacias realizadas por sete pilotos. Ao todo, participam também equipes de apoio e estrutura em solo, incluindo locução e logística.

O esquadrão tem como missão divulgar a imagem institucional da FAB no Brasil e no exterior, destacando as habilidades e competências da instituição. A equipe já realizou mais de 3 mil apresentações em território nacional e em mais de 20 países.

Por:Santa Portal

Cenep firma parceria com São Vicente para oferecer cursos na área portuária

A Fundação Centro de Excelência Portuária firmou um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de São Vicente para ofertar cursos de qualificação profissional voltados aos setores logístico e portuário.

A iniciativa faz parte do Projeto Conexão Porto-Cidades e foi formalizada na última quinta-feira.

O programa é direcionado prioritariamente a moradores em situação de vulnerabilidade social, profissionais em busca de recolocação no mercado de trabalho e jovens que estão iniciando a vida profissional.

A Prefeitura de São Vicente será responsável pela divulgação dos cursos, seleção dos participantes e oferta de infraestrutura para as aulas.

O projeto tem caráter piloto e duração inicial de seis meses.

Por: PMSV

Iluminação pública em Santos chega a quase 80% com tecnologia led

A modernização da iluminação pública em Santos já alcança 79,37% dos pontos de luz da cidade, segundo dados atualizados até o fim de março.

Ao todo, foram instaladas 13,5 mil luminárias de LED nos últimos três anos, dentro de um total de 24.688 pontos existentes.

Considerando substituições realizadas ao longo da última década, o número de pontos com tecnologia LED é ainda maior e chega a cerca de 19,5 mil na cidade.

O avanço faz parte de um programa contínuo da prefeitura, que tem como meta atingir 100% da iluminação urbana modernizada até 2027.

Por: PMS

Congresso de secretários de saúde reúne autoridades e debate envelhecimento da população em Santos

O primeiro dia do 39º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo contou com a presença de importantes autoridades da área, como o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva.

Com o tema “O SUS e o EnvelheSer: estratégia para uma longevidade digna e com equidade”, o evento discute um dos principais desafios atuais da saúde pública: o envelhecimento da população e seus impactos na organização do cuidado, no financiamento e na sustentabilidade do sistema.

Realizado no Santos Convention Center , a programação inclui cerca de 80 atividades, entre cursos, seminários, espaços temáticos, rodas de conversa e feiras de negócios.

Por: Redação