As principais notícias das cidades da nossa região

OAB orienta uso de máscara em presídio de São Vicente após suspeita de meningite

A Ordem dos Advogados do Brasil de São Vicente recomendou que advogados utilizem máscara ao entrar no Centro de Detenção Provisória de São Vicente após o registro de casos suspeitos de Meningite na unidade.

A medida ocorre em meio à suspensão temporária das visitas, adotada pela direção do presídio como forma de precaução. Para manter o atendimento jurídico, a subseção informou que disponibiliza máscaras e álcool em gel na sala de apoio da advocacia.

A recomendação foi motivada pela morte de um detento, cujo diagnóstico de meningite bacteriana foi apontado na declaração de óbito assinada por um médico legista.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo, a suspensão das visitas segue protocolos da vigilância sanitária.

Por outro lado, a Prefeitura de São Vicente afirmou que ainda não recebeu laudos laboratoriais ou exames que confirmem oficialmente o diagnóstico. De acordo com o município, a ausência de documentação técnica impede, até o momento, a adoção de medidas sanitárias formais, como isolamento.

Redação: Santa Portal

Dois funkeiros são presos em operação da Polícia Federal

Os cantores MC Ryan e MC Pose do Rodo foram presos na manhã desta terça-feira durante uma operação da Polícia Federal contra um grupo criminoso suspeito de lavagem de dinheiro.

De acordo com as investigações, o esquema teria movimentado quase 2 bilhões de reais em operações ilegais. A apuração aponta que o grupo utilizava o setor artístico para dar aparência de legalidade aos valores.

A operação mobiliza mais de 200 policiais e cumpre dezenas de mandados, entre eles buscas e apreensões e prisões temporárias.

Em outra frente de atuação, a polícia também realizou uma ação contra rachas, que resultou na apreensão de 20 veículos.

Por Redação

Governo de São Paulo adia pedágio “free flow” para 2027 em rodovias importantes

O Governo de São Paulo decidiu adiar para 2027 o início da cobrança do pedágio automático no sistema “free flow” em oito rodovias do estado.

A cobrança estava prevista para começar em setembro deste ano, mas foi transferida para o primeiro dia de 2027 após um acordo com a concessionária Motiva Sorocabana. O governo vai pagar uma multa pelo adiamento, mas o valor não foi divulgado.

A medida impacta vias estratégicas, como a Rodovia Castello Branco e a Rodovia Raposo Tavares, além das rodovias Santos Dumont, Dr. Celso Charuri, Tenente Celestino Américo, João Leme dos Santos, Bunjiro Nakao e Prefeito Livio Tagliassachi.

O novo prazo coincide com o início do próximo mandato estadual. O governador Tarcísio de Freitas é pré-candidato à reeleição em 2026, e este era o único contrato com previsão de início de novas cobranças ainda neste ano.

Por: Redação

Servidores de Praia Grande aprovam greve por tempo indeterminado após reajuste de 4,5%

Funcionários da Prefeitura de Praia Grande decidiram entrar em greve a partir da zero hora de sexta-feira, por tempo indeterminado. A paralisação foi aprovada em assembleia realizada em frente à Câmara Municipal de Praia Grande.

O movimento ocorre após a aprovação de um projeto de lei que concede reajuste salarial de 4,5% a servidores ativos, aposentados e pensionistas. De acordo com o sindicato da categoria, o índice ficou abaixo da reivindicação dos trabalhadores, que pedem 6,5% de correção.

A greve não terá início imediato devido à necessidade de comunicação prévia de 48 horas, conforme determina a Lei Federal 7.783 de 1989.

Além disso, a paralisação não será total. Segundo o sindicato, a administração municipal obteve uma liminar que obriga a manutenção de 70% do efetivo em atividade durante o movimento.

Por: A Tribuna

Guarujá realiza vistorias noturnas para controle de pragas nas praias

A prefeitura de Guarujá, por meio da unidade de vigilância em zoonoses da secretaria de saúde, está realizando ações de vistoria e controle de pragas nas praias do município.

O objetivo é avaliar a presença de restos de alimentos e lixo, principalmente no período noturno, fatores que podem atrair pragas e animais indesejados.

A ação já foi realizada nas praias do Tombo e Astúrias. Nesta quarta-feira (15), a vistoria ocorre na praia do Guaiúba, das 19h às 22h. O cronograma também inclui as praias de Pitangueiras, Enseada, Pernambuco e Perequê.

As equipes inspecionam áreas como canteiros, jardins, bocas de lobo, encostas e arredores. O trabalho também inclui ações de desratização para controle mais efetivo de roedores em pontos estratégicos.

O serviço é realizado uma vez por semana, sempre no período noturno.

Por:PMG

Defesa Civil de São Paulo anuncia novos radares e investimento de r$ 110 milhões

A Defesa Civil do Estado de São Paulo anunciou a instalação de oito novos radares meteorológicos no Estado. O anúncio foi feito no Palácio dos Bandeirantes durante evento que celebrou os 50 anos da instituição.

O investimento total é de 110 milhões de reais e contempla cidades como Guarujá, Ilhabela, Ilha Comprida, Itanhaém, Itapetininga, Piracicaba e Ubatuba.

Os novos equipamentos vão ampliar o monitoramento climático e se somam aos cinco radares já em operação no Estado.

Além disso, o pacote inclui o fortalecimento das defesas civis municipais, com entrega de viaturas e caminhões-pipa.

De acordo com o governo estadual, são paulo registrou 21 mortes em decorrência das chuvas entre janeiro e março.

Por: Redação

Santos abre 72 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional

Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional em Santos, com oportunidades nas Vilas Criativas e no Fundo Social de Solidariedade.

Ao todo, são 72 vagas em áreas como tecnologia, gastronomia, beleza e confeitaria, com foco na geração de renda e no desenvolvimento pessoal.

As vilas criativas oferecem 29 vagas para cursos presenciais em parceria com o Centro Paula Souza, com início previsto para o dia 11 de maio.

Na vila criativa zona Noroeste, será realizado o curso de chocolateria, com 15 vagas. Já na vila criativa Vila Nova, a capacitação será de informática básica, com 14 vagas.

As inscrições devem ser feitas presencialmente nas unidades, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Podem participar pessoas a partir de 16 anos, mediante apresentação de rg e cpf.

Os cursos oferecem apostila e certificado de conclusão.

Por: PMS

Sest Senat abre vaga para nutricionista em Guarujá

A unidade do Sest Senat em Guarujá está com oportunidade de emprego aberta para o cargo de nutricionista.

Os interessados devem se inscrever até sexta-feira (17), exclusivamente pelo site da instituição, na área “trabalhe conosco”. Para acessar a vaga, é necessário selecionar o estado de São Paulo e a unidade Guarujá ou buscar pelo código 1011/26.

Entre os benefícios oferecidos estão atendimentos odontológico, psicológico, nutricional e fisioterápico, além de vale transporte, vale alimentação ou refeição, seguro de vida e plano de saúde com coparticipação.

Por: Redação

Governo de SP formaliza financiamento para túnel imerso entre Santos e Guarujá

O secretário da Fazenda e Planejamento de São Paulo, Samuel Kinoshita, e o vice-presidente Geraldo Alckmin formalizaram, nesta segunda-feira (13), o contrato de financiamento que viabiliza a participação do estado na Parceria Público-Privada do túnel imerso entre Santos e Guarujá.

A operação de crédito foi estruturada pelo Banco do Brasil, com garantia da União, e permitirá ao governo estadual aportar recursos na construção da passagem submersa sob o canal portuário.

O projeto prevê a ligação direta entre as duas cidades, considerada estratégica para mobilidade e logística na região.

O governador Tarcísio de Freitas não participou da cerimônia de assinatura, realizada na capital paulista. O governo estadual foi representado no evento por Samuel Kinoshita.

Por: TMC

Governo de SP anuncia maior bônus da educação em dez anos

O Governo do Estado de São Paulo vai pagar, em 2026, o maior bônus da educação da última década, com repasse próximo de R$ 1 bilhão para profissionais da rede estadual.

O primeiro pagamento, previsto para o fim de abril, contempla mais de 188 mil servidores que atingiram as metas do Saresp. O valor é o dobro do registrado em 2025, quando foram pagos R$ 544 milhões.

Na Baixada Santista, o bônus soma R$ 23,4 milhões, beneficiando 5.106 profissionais que alcançaram os resultados exigidos na avaliação estadual.

A primeira parcela considera o desempenho no Saresp e inclui professores de todas as disciplinas, além de gestores e equipes de apoio das escolas.

Por : Redação