As principais notícias das cidades da nossa região

Bertioga prorroga prazo de adesão ao Refis 2025 por mais 90 dias

A prefeitura de Bertioga prorrogou por mais 90 dias o prazo para adesão ao Refis 2025. A medida permite que contribuintes regularizem débitos com o município com descontos que podem chegar a até 100% sobre multas e juros, conforme a forma de pagamento escolhida.

Com a prorrogação, o programa, iniciado em 23 de dezembro de 2025, segue disponível até 22 de março de 2026.

A solicitação deve ser feita presencialmente no poupatempo de Bertioga, pelo próprio contribuinte ou por representante legal com procuração. O atendimento exige agendamento prévio.

Estacionamento tem alta acima da inflação e pesa no bolso dos motoristas

O custo para estacionar veículos subiu bem acima da inflação e passou a representar um peso maior no orçamento de quem depende do carro nas grandes cidades.

Levantamento com base em dados do IBGE aponta o estacionamento como o item com maior aumento entre os custos automotivos. De acordo com o IPCA, o serviço registrou alta de 13,75% entre 2024 e 2025, percentual bem superior à inflação oficial do período.

O impacto é ainda mais significativo nas grandes capitais, especialmente em São Paulo, onde estacionar se tornou uma despesa frequente e cada vez mais elevada em regiões de grande circulação.

 

Governador entrega obras e cumpre agenda em Santos no aniversário da cidade

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, cumpriu agenda oficial em Santos nesta segunda-feira, data em que o município celebrou 480 anos de fundação.

A visita incluiu entregas e vistorias de obras nas áreas de turismo e habitação, com investimentos estaduais que somam mais de 194 milhões de reais.

A programação teve início com a entrega das obras de revitalização do Mercado Municipal de Santos. Na sequência, o governador visitou as obras do Parque Palafitas, projeto de urbanização na região do Dique da Vila Gilda. A agenda foi encerrada com a entrega de 574 apartamentos do conjunto habitacional Santos AB, no bairro Chico de Paula.

 

Mongaguá prepara projeto para transformar rua do centro em Boulevard urbano

A prefeitura de Mongaguá está na etapa final de elaboração de um projeto que prevê a requalificação de um trecho da rua Padre Anchieta, no centro da cidade.

A proposta transforma cerca de 30 metros da via, entre a feira de artesanato e a rua Capitão Balduíno, em um Boulevard urbano, priorizando o pedestre e valorizando o potencial turístico do município.

O projeto inclui mobiliário urbano, paisagismo, melhorias na iluminação e ajustes no tráfego de veículos. O objetivo é qualificar o espaço público, incentivar a convivência e criar um ambiente mais seguro, acessível e atrativo para moradores e visitantes.

Polícia apreende canetas emagrecedoras e carga milionária em Guarulhos

A polícia militar prendeu quatro homens em guarulhos, na grande são paulo, após a apreensão de mais de duas mil canetas emagrecedoras contrabandeadas do Paraguai e proibidas no Brasil pela Anvisa.

O valor estimado apenas dos medicamentos é de cerca de um milhão de reais. A ocorrência foi registrada na noite de sexta-feira, quando os suspeitos foram flagrados transferindo mercadorias de um carro para um caminhão estacionado na via.

Além dos medicamentos, os policiais encontraram celulares, televisores, telas e acessórios para aparelhos móveis, além de perfumes importados, todos sem documentação fiscal. Segundo a polícia, o valor total da carga pode chegar a três milhões de reais.

 

Pat de Guarujá oferece vagas de emprego em diversas áreas

O posto de atendimento ao trabalhador, o Pat de Guarujá, está com diversas oportunidades de emprego disponíveis em diferentes áreas.

Os interessados devem comparecer ao pat de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 9h ao meio-dia e meia, levando carteira de trabalho física ou digital, documento com foto e número do pis.

O atendimento é realizado na avenida Santos Dumont, número 1.586, no Pae Cará, em Vicente de Carvalho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 13 3341 3431.

Maioria das praias do litoral paulista está própria para banho, aponta Cetesb

O boletim mais recente da Cetesb aponta melhora na qualidade da água no litoral paulista, mas ainda exige atenção dos banhistas.

Do total de praias monitoradas, 86% estão próprias para banho. Mesmo com o resultado positivo, 24 trechos foram considerados impróprios.

A maior concentração de restrições está na Baixada Santista, com 15 pontos, seguida pelo litoral norte, com nove. A Cetesb reforça que a avaliação não se baseia na aparência da água, mas em análises laboratoriais que detectam bactérias associadas à contaminação fecal.

Passe escolar metropolitano passa a ser gerido pela Artesp

Com o início do novo ano letivo, estudantes e professores da região metropolitana da Baixada Santista devem ficar atentos às mudanças no passe escolar metropolitano.

A gestão do benefício passa a ser feita diretamente pela Artesp, que assume a responsabilidade pela concessão do passe livre e da meia tarifa nos ônibus intermunicipais.

Com a nova regra, todo o processo de solicitação e renovação do benefício deve ser realizado exclusivamente pela internet, por meio do formulário disponível no site da agência, em artesp.sp.gov.br.

Santos celebra aniversário destacando história, porto e qualidade de vida

A cidade de Santos comemora mais um ano de história reafirmando sua importância para o país. Voltada para o mar desde a origem, Santos se consolidou como um dos principais polos econômicos e culturais do litoral brasileiro.

Sede do maior porto da américa latina, o município é porta de entrada e saída do brasil, mas também se destaca pela vida urbana intensa, bairros tradicionais, praias integradas ao cotidiano e uma população que carrega orgulho da cidade onde vive.

O passado histórico convive com o presente em meio a prédios preservados, jardins à beira-mar e uma rotina marcada por cultura, esporte, trabalho e lazer. No aniversário, a homenagem é dedicada a quem constrói Santos todos os dias — trabalhadores, estudantes, empreendedores, artistas e famílias que mantêm viva a identidade da cidade.