As principais notícias das cidades da nossa região

Shows de aniversário alteram o trânsito na Orla de Santos

As comemorações de aniversário de Santos seguem impactando o trânsito na cidade, com mudanças na circulação também nesta segunda-feira (26). As alterações ocorrem em função dos shows gratuitos realizados na orla.

As apresentações de Alexandre Pires e Alceu Valença motivaram a implantação de uma operação especial coordenada pela CET-Santos.

O esquema inclui interdições temporárias em trechos da avenida presidente wilson, nos dois sentidos, além de desvios por vias internas. Agentes de trânsito estão posicionados nos bloqueios e rotas alternativas para orientar motoristas. As restrições permanecem até a dispersão total do público após os shows.

Rodovia Raposo Tavares é eleita novamente a melhor do Brasil

A rodovia raposo tavares foi escolhida pelo segundo ano consecutivo como a melhor estrada do brasil, no trecho entre ourinhos e presidente epitácio.

O reconhecimento consta na 30ª edição da pesquisa cnt de rodovias, que avaliou 545 estradas em todo o país, somando mais de 114 mil quilômetros analisados.

No levantamento, o estado de são paulo se destacou com 14 rodovias entre as 20 mais bem avaliadas do brasil. Dessas, 11 são administradas pela iniciativa privada, refletindo o modelo de concessões adotado pelo estado.

 

Sabesp inicia obra para reforçar abastecimento de água na grande São Paulo

Sabesp iniciou uma obra considerada estratégica para ampliar a segurança hídrica da região metropolitana de são paulo.

A interligação billings–alto tietê permitirá a captação de até 4 mil litros por segundo de água bruta no braço rio pequeno da represa billings, em são bernardo do campo. A obra deve beneficiar cerca de 22 milhões de pessoas.

O investimento previsto é de 1 bilhão e 400 milhões de reais e vai ampliar a oferta de água do sistema integrado metropolitano.

Novos radares com inteligência artificial entram em operação no Sistema Anchieta-Imigrantes

Radares equipados com tecnologia de inteligência artificial e câmeras de alta definição começaram a operar no sistema anchieta-imigrantes no início de 2026.

O novo modelo de fiscalização faz parte de um conjunto de ações voltadas ao reforço da segurança viária e permite identificar infrações como uso de celular ao volante, falta do cinto de segurança e excesso de velocidade.

As imagens são analisadas por processos automatizados. A medida ganha ainda mais relevância em períodos de chuva, quando há maior instabilidade no tráfego e aumento do risco de acidentes.

Aniversário de São Paulo

Hoje, São Paulo celebra mais um ano de história — uma cidade que nunca dorme, nunca para e nunca deixa de se reinventar.

São Paulo é feita de encontros: de sotaques que se misturam, de sonhos que chegam de todos os cantos e criam raízes. É a cidade do trabalho, da cultura pulsante, da arte que ocupa ruas, teatros e galerias. É onde o passado caminha ao lado do futuro, entre prédios históricos e avenidas que apontam para o amanhã.

Aqui, cada bairro tem uma história, cada esquina guarda uma memória e cada pessoa ajuda a construir essa metrópole diversa, intensa e humana. São Paulo é desafio, é oportunidade, é resistência. É força coletiva transformada em movimento.

Neste aniversário, fica a homenagem da Saudade Fm, a quem faz São Paulo acontecer todos os dias: trabalhadores, artistas, estudantes, empreendedores, famílias inteiras que ajudam a escrever, linha por linha, a história dessa cidade gigante.

Parabéns, São Paulo. Que o seu ritmo continue acelerando sonhos e abrindo caminhos para o futuro.

Fuvest divulga aprovados da primeira chamada do vestibular 2026

A Fuvest publica nesta sexta-feira, a partir das 10h, a lista de candidatos aprovados na primeira chamada do Vestibular 2026.

O resultado estará disponível para consulta no site oficial da instituição. Os convocados deverão realizar a matrícula de forma totalmente virtual, em um processo dividido em duas etapas.

Segundo a Fuvest, o período de matrícula tem início no dia 27 de janeiro. As orientações completas sobre prazos, documentos e procedimentos estão disponíveis na plataforma da organizadora do vestibular.

Inadimplência cresce pelo terceiro mês seguido em Santos

O consumidor santista encerrou 2025 enfrentando um cenário financeiro mais desafiador. Pelo terceiro mês consecutivo, a inadimplência voltou a crescer na cidade de Santos, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil, divulgado pela CDL Santos Praia.

Em dezembro, o índice apresentou alta de 1,02% em relação a novembro, acompanhando a tendência observada no sudeste e no restante do país. No acumulado de 12 meses, a inadimplência em Santos ultrapassou 11%.

De acordo com a CDL Santos Praia, o alto nível de endividamento está associado à elevação dos preços de produtos essenciais e à queda do poder de compra da população.

Polícia Federal desmonta esquema de produção e venda de dinheiro falso na Baixada Santista

A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira uma operação na Baixada Santista que resultou na desarticulação de um esquema de fabricação e comercialização de dinheiro falso.

A ação, batizada de operação Sem Lastro, teve como alvo dois suspeitos que mantinham um laboratório clandestino para a produção de cédulas adulteradas. Segundo a PF, os investigados residem em Santos e Praia Grande.

As notas falsas eram comercializadas pela internet e enviadas para diversas regiões do país por meio dos Correios. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos com autorização da Segunda Vara Federal de Jundiaí. Durante a investigação, mais de 20 encomendas contendo cédulas falsas foram interceptadas.

Ponte sobre o Rio Casqueiro segue interditada entre Cubatão e Santos

A ponte sobre o rio Casqueiro, localizada na rodovia Caminho do Mar, no km 58,9, entre Cubatão e Santos, continua interditada por risco estrutural. O bloqueio permanece desde janeiro de 2025.

De acordo com a Ecovias Imigrantes, as obras de recuperação começaram na semana passada e já possuem prazo definido para conclusão.

Antes do início das intervenções, foram realizados estudos técnicos que embasaram o bloqueio, formalizado em conjunto com a Artesp e o DER-SP. A Prefeitura de Cubatão informou que a estrutura está sob responsabilidade do DER-SP.

São Vicente anuncia pacote de investimentos em infraestrutura e qualidade de vida

O aniversário de 494 anos de São Vicente foi marcado por uma série de anúncios voltados à infraestrutura e à qualidade de vida da população. A prefeitura apresentou um pacote de investimentos para o município.

Na área de mobilidade urbana, foi autorizada a abertura de licitação para a pavimentação de seis vias em bairros como Bitaru, Esplanada dos Barreiros e Vila Margarida.

Também estão previstos a implantação de um parque pet na orla do Itararé e o restauro do sítio histórico Porto das Naus, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento. Outro anúncio foi a contratação do plano de gestão integrada das orlas, em parceria com o Condesb.