As principais notícias das cidades da nossa região

Litoral Paulista terá dias de chuva e temperaturas mais baixas nesta semana

Quem está no litoral de São paulo deve enfrentar um período de tempo instável até 23 de janeiro. A previsão indica chuva frequente e temperaturas mais baixas do que o normal para esta época do ano.

a mudança nas condições climáticas é causada pela atuação da zona de convergência do atlântico sul, associada à chegada de uma frente fria com ar polar sobre o estado.

De acordo com o instituto Climatempo, a combinação desses fatores deve provocar sensação de frio atípica na Baixada Santista, com temperaturas variando entre 19 e 25 graus.

Cubatão passa a permitir agendamento de consultas médicas por aplicativo

A população de Cubatão já pode agendar consultas médicas pelo celular a partir desta segunda-feira (19). O serviço está disponível por meio do aplicativo Mais Saúde Cidadão, que pode ser baixado gratuitamente para Android e Iphone.

Neste primeiro momento, o agendamento digital funciona na unidade de saúde da família do Pilões. A partir do dia 2 de fevereiro, o sistema será ampliado para todas as unidades de saúde do município.

A iniciativa busca facilitar o acesso da população aos serviços de saúde e reduzir filas e deslocamentos desnecessários.

CET de Santos gasta mais de R$ 10 milhões por ano com cargos comissionados

A Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos informou gastar mais de dez milhões de reais por ano com salários de servidores comissionados. Os dados foram encaminhados à Câmara Municipal após solicitação parlamentar.

Segundo as informações, a CET encerrou 2025 com 66 assessores em cargos de confiança. Somados, os vencimentos mensais chegam a cerca de 800 mil reais, com salários que variam de pouco mais de três mil reais a aproximadamente dezesseis mil reais. Os valores não incluem presidente e diretores da companhia.

Outro ponto destacado é que esses servidores não possuem controle diário de jornada. O levantamento também levanta questionamentos sobre a atuação de parte dos comissionados fora da estrutura técnica da empresa, o que pode indicar possível desvio de função.

 

Tarcísio de Freitas entrega mais de mil moradias em Cubatão

Em agenda no litoral paulista, o governador Tarcísio de Freitas entregou, na última sexta-feira, 1.075 unidades habitacionais em Cubatão.

As moradias fazem parte de dois conjuntos residenciais e receberam investimento total de 223,9 milhões de reais. Durante a visita, também foi autorizada a liberação de oito milhões de reais para a compra de equipamentos destinados ao futuro Centro de Especialidades do município.

De acordo com representantes da administração municipal, as entregas contribuem para retirar famílias de áreas de risco e ampliar a segurança habitacional na cidade.

IFSP Cubatão abre inscrições para curso gratuito na área portuária

O Instituto Federal de São Paulo, por meio do campus Cubatão, abriu inscrições para um curso gratuito voltado ao setor portuário. A iniciativa é realizada em parceria com a DP World Brasil.

O curso tem foco em eletrotécnica e automação aplicada a terminais portuários e busca qualificar profissionais da Baixada Santista, aproximando o ensino técnico das demandas do mercado de trabalho.

Serão 110 horas de aulas presenciais, distribuídas ao longo de 19 semanas, realizadas no campus Cubatão, no bairro Jardim Casqueiro. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 6 de fevereiro.

Santos intensifica ações contra o mosquito da dengue

A Secretaria de Saúde de Santos ampliou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e prepara o primeiro mutirão de 2026, programado para a região da Ponta da Praia.

Durante a semana, equipes de combate às endemias e de educação em saúde realizam vistorias, orientações e atividades de conscientização sobre dengue, chikungunya, febre amarela e outras doenças transmitidas por vetores.

Paralelamente, o Centro de Controle de Zoonoses e Vetores segue com a avaliação de densidade larvária até terça-feira. O levantamento ajuda a identificar áreas com maior risco e direcionar novas ações preventivas no município.

Obras do VLT provocam estreitamento na Ponte dos Barreiros

A primeira fase das obras de ampliação do VLT em direção à Área Continental de São Vicente segue dentro do cronograma. Com o avanço dos trabalhos, a partir desta terça-feira (20), haverá estreitamento de faixa no acesso à Ponte dos Barreiros.

A intervenção ocorre na entrada da ponte e busca garantir a continuidade das obras com segurança. Agentes de trânsito estarão no local para orientar motoristas e pedestres.

A previsão é que essa etapa seja concluída em aproximadamente 70 dias.

Governo de SP oficializa PPP das travessias hídricas

O Governo de São Paulo oficializou a parceria público-privada do sistema de travessias hídricas. A homologação foi publicada no Diário Oficial por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos.

Com a decisão, o consórcio Acqua Vias SP foi confirmado como vencedor definitivo da licitação e convocado para as etapas pré-contratuais. A assinatura do contrato está prevista para este semestre.

O projeto prevê investimento estimado em 2,5 bilhões de reais, com prazo de 20 anos, incluindo a aquisição de mais de 40 embarcações, em sua maioria elétricas, além da modernização de cerca de 20 terminais.

Terceira pista da Anchieta-Imigrantes será maior que túnel Santos–Suarujá, diz governador

O governador Tarcísio de Freitas afirmou que a futura terceira pista do sistema Anchieta-Imigrantes terá dimensões superiores às do túnel Santos–Guarujá.

A declaração foi feita durante entrevista coletiva em Cubatão, após a cerimônia de entrega de moradias no município. Segundo o governador, as obras devem começar no segundo semestre de 2026, com investimento estimado em cerca de oito bilhões de reais.

Questionado sobre o túnel Santos–Guarujá, Tarcísio informou que o projeto está atualmente na fase de assinatura de contrato.

Obras de revitalização do Armazém 7 avançam no Porto de Santos

Seguem em andamento as obras de revitalização do antigo Armazém 7, no Porto de Santos. O espaço vai abrigar um centro tecnológico e educacional, com foco na integração entre porto e cidade.

A primeira fase do projeto, que prevê a reconstrução do prédio respeitando suas características históricas, tem conclusão prevista até abril. Posteriormente, será apresentado um plano de destinação do espaço, com expectativa de funcionamento pleno até 2027.

Também está em andamento a revitalização da casa de máquinas nº 2, ao lado do Armazém. Ambos os equipamentos serão administrados pela Autoridade Portuária de Santos.