As principais notícias das cidades da nossa região

Cubatão define novas regras para ciclomotores e veículos elétricos

A Prefeitura de Cubatão definiu novas regras para a circulação de ciclomotores, bicicletas elétricas e veículos autopropelidos nas ruas da cidade.

As medidas seguem a resolução contran nº 996, de 2023, e preveem limites de circulação e obrigatoriedade de registro. Representantes da companhia municipal de trânsito, guarda civil municipal, Detran e polícia militar se reuniram para alinhar a fiscalização.

O descumprimento das normas pode resultar em multas e na retenção, apreensão ou remoção dos veículos.

Rua Emílio Ribas volta a ter sentido único em Santos

A partir das 10h desta segunda-feira, dia 20, a rua Emílio Ribas, na Vila Mathias, em Santos, voltou a operar em sentido único no trecho entre as ruas Silva Jardim e Campos Melo.

O fluxo de veículos passa a seguir da rua Silva Jardim em direção à rua Campos Melo. Segundo a CET-Santos, a medida busca aumentar a fluidez e a segurança viária.

O projeto também inclui a readequação completa da sinalização horizontal e vertical do local.

Polícia apreende mais de 100 quilos de drogas escondidas em mata no Guarujá

Uma denúncia levou a polícia militar a localizar um grande depósito de drogas em uma área de mata na região da Praia do Perequê, no Guarujá, no litoral paulista.

Durante a ação, policiais do segundo pelotão da força tática encontraram túneis escavados no solo, onde estavam escondidas porções de maconha e cocaína. Mais de 100 quilos de entorpecentes foram apreendidos. A perícia foi acionada e o caso foi registrado como tráfico de drogas.As investigações continuam.

 

São Paulo registra primeira morte por dengue em 2026

O município de Nova Guataporanga, no interior de São Paulo, registrou a primeira morte por dengue no estado em 2026. A vítima foi um homem de 53 anos, que morreu no dia 3 de janeiro.

A cidade, localizada na região de Presidente Prudente, já confirmou dez casos da doença neste ano. Em todo o estado, são mais de 3.700 casos prováveis e mais de 50 cidades com registros confirmados de dengue.

Sebrae móvel oferece atendimento gratuito a empreendedores em São Vicente e Praia Grande

O Sebrae-SP está oferecendo atendimento gratuito e especializado para empreendedores de São Vicente e Praia Grande por meio do Sebrae móvel, escritório itinerante que percorre cidades da Baixada Santista.

Em São Vicente, a ação aconteceu no dia 16, em frente à ETEC Doutora Ruth Cardoso. Em Praia Grande, os atendimentos seguem entre os dias 20 e 23, das 10h às 16h, por ordem de chegada. O serviço é voltado tanto para quem já empreende quanto para quem deseja abrir ou regularizar um negócio.

Governo do Estado entrega conjunto habitacional Cubatão k com 715 moradias

O Governo do Estado de São Paulo entrega nesta sexta-feira o conjunto habitacional Cubatão K, localizado na Ilha Caraguatá, em Cubatão.

A ação é da secretaria estadual de habitação, por meio da CDHU, com apoio da secretaria municipal. Está prevista a presença do governador Tarcísio de Freitas.

O empreendimento conta com 715 unidades habitacionais, entre apartamentos e casas com área para comércio, além de infraestrutura completa, como energia solar, áreas de lazer e espaços comunitários.

O conjunto integra o programa Casa Paulista e atende famílias do projeto serra do mar. A mudança será feita de forma gradual.

 

Workshop “Donas da Obra” abre inscrições para mulheres em Santos

Mulheres interessadas em atuar na área de reparos e manutenção já podem se inscrever no primeiro workshop donas da obra, que acontece de 21 a 24 de janeiro, das 14h às 17h, na Casa da Mulher de Santos.

O projeto é voltado para mulheres maiores de 18 anos e oferece formação prática em reparos hidráulicos e elétricos, uso de ferramentas, segurança, precificação, postura profissional e noções de empreendedorismo.

As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.

Ação orienta população sobre prevenção à dengue em Santos

Uma ação de orientação sobre a dengue foi realizada pela secretaria de saúde de Santos, por meio do grupo de informação, educação e comunicação, o IEC.

A iniciativa, chamada projeto sala de espera, levou informações à população com esclarecimento de dúvidas e distribuição de panfletos sobre prevenção ao Aedes aegypti.

A secretaria reforça que o verão e os períodos de chuva favorecem a proliferação do mosquito, aumentando a importância da eliminação de focos da dengue.

São Vicente amplia funcionamento da fonte das crianças durante as férias

São Vicente lançou uma programação especial de férias para a fonte das crianças, ampliando as opções de lazer para o público infantil.

O espaço funciona todos os dias, exceto às terças-feiras, com horários das 10h às 11h, das 13h às 14h e das 16h às 17h.

A fonte interativa conta com a presença da Guarda Civil Municipal, garantindo segurança para as famílias.

Correntes de retorno concentram maioria dos afogamentos no litoral paulista

Um levantamento do corpo de bombeiros aponta que nove em cada dez afogamentos fatais acontecem em áreas com corrente de retorno no litoral paulista.

Com o aumento do movimento nas praias, a operação verão integrada reforça as ações de segurança. O governo do estado de São Paulo alerta para a importância de respeitar a sinalização e as orientações dos guarda-vidas, que tiveram o efetivo ampliado.