Os principais destaques

Obra do aeroporto de Guarujá deve ser finalizada no primeiro semestre de 2025

A obra do aeroporto do Guarujá deve ser finalizada no primeiro semestre de 2025, segundo o secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca.

Ele visitou o local e confirmou que a pista está quase pronta, com o próximo passo sendo o processo de homologação para que companhias aéreas possam começar a comercializar passagens.

Franca ressaltou que a região, que há anos precisava dessa infraestrutura, terá um aeroporto que facilitará a conectividade e beneficiará o Porto de Santos, um dos mais importantes do país.

O novo aeroporto será capaz de receber aviões de grande porte, jatos executivos e comerciais, melhorando a mobilidade de passageiros e executivos.

Segundo ingormações,o aeroporto do Guarujá receberá R$ 23 milhões pelo PAC e R$ 144,3 milhões pelo Programa Ampliar.

Foto: Divulgação PMG

 

Programa Bem-Vindo a Itanhaém, inscrições abertas

A Secretaria de Turismo de Itanhaém dará continuidade ao programa “Bem-Vindo a Itanhaém: Turismo, História e Hospitalidade”, lançado em 2022, com inscrições abertas para colaboradores e empresários do setor turístico.

A capacitação será presencial nos empreendimentos turísticos e abordará a história de Itanhaém, seus pontos turísticos, boas práticas de atendimento, vestimenta e comunicação adequada.

O curso ocorrerá em várias datas entre abril e junho, e os participantes receberão certificado e o estabelecimento um selo de participação.

As inscrições são feitas online, e os estabelecimentos devem estar cadastrados no CADASTUR.

Para mais informações, é possível entrar em contato com a Secretaria de Turismo, pelos telefones (13) 3426-7922 | (13) 3427-4777 ou ainda pelo e-mail: turismo@itanhaem.sp.gov.br.

Foto: Divulgação PMI

Relatório da ONU, sobre o clima

Um relatório da ONU, destaca que as mudanças climáticas atingiram níveis críticos em 2024.

O aumento de eventos climáticos extremos e as consequências diretas do aquecimento global foram mais intensos no último ano.

O relatório enfatiza que é urgente aumentar os esforços para mitigar as emissões de gases do efeito estufa e adaptar as infraestruturas para enfrentar os novos desafios climáticos.

A situação exige, segundo estes estudos, que ações globais devem ser mais rápidas e eficazes para limitar os impactos negativos sobre o meio ambiente e as sociedades.

Ainda segundo o documento, o ano foi marcado por sinais do aquecimento do planeta, em meio de recorde de emissões de carbono.

Supremo Tribunal Federal inicia nesta quarta-feira, afastamento de ministros da análise da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro

O Supremo Tribunal Federal inicia nesta quarta-feira (19/03) o julgamento sobre o possível afastamento dos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino da análise da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas.

A sessão virtual extraordinária ocorrerá até as 23h59 de quinta-feira (20/3).

Além do afastamento, o Supremo, decidirá também se a denúncia será analisada pelo Plenário ou pela Primeira Turma.

Os ministros devem votar  eletronicamente, sem debate, sobre o pedido de afastamento dos magistrados . Se houver pedido de vista, o processo será suspenso. Caso surja um pedido de destaque, o julgamento será transferido para o plenário físico.

Os recursos foram apresentados pelas defesas de Bolsonaro e dos generais Braga Netto e Mário Fernandes, e, apesar de rejeitados anteriormente por Barroso, agora serão analisados no plenário virtual.

Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Morre ex-governador de São Paulo, Cláudio Lembo

Morreu na manhã de hoje (19/03) aos 90 anos em São Paulo, o ex-governador de São Paulo, Cláudio Lembo.

O velório será realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo, no Hall Monumental, das 10h30 às 15h. O sepultamento ocorrerá no Cemitério do Araçá a partir das 16h00.

Cláudio Lembo assumiu o comando do estado de São Paulo em março de 2006, quando Geraldo Alckmin, governador na época, renunciou ao cargo para concorrer à Presidência da República.

Tarcísio de Freitas, decretou luto oficial de 3 dias.
Cláudio Salvador Lembo, nasceu em 12 de outubro de 1934, na capital paulista e foi secretário municipal da cidade de São Paulo em várias gestões de diferentes prefeitos. A causa da morte não foi divulgada pela família.
(Foto: Ricardo Stuckert, PR, Agência Brasil)

Futebol: Declaração polêmica

Após o sorteio da fase de grupos da Libertadores, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, comparou a ausência dos clubes brasileiros na competição a “Tarzan sem Chita”, gerando repercussão entre torcedores.

 A declaração surgiu após Leila Pereira, presidente do Palmeiras, sugerir que os clubes brasileiros deixassem as competições da Conmebol, em protesto contra a punição branda ao Cerro Porteño por um caso de racismo.

 Após a repercussão negativa, Domínguez emitiu uma nota oficial pedindo desculpas, alegando que usou uma expressão popular sem intenção de ofender, de menosprezar ou desqualificar ninguém.

Foto: Alejandro Dominguez- Presidente da Conmebol- Divulgação

Seleção Brasileira

O técnico Dorival Júnior comandou nesta terça-feira (18/03), no Estádio Bezerrão, em Brasília, o primeiro treino da seleção brasileira com o grupo completo.

A preparação visa o confronto contra a Colômbia, que acontece na próxima quinta-feira (20/03), às 21h45, no estádio Mané Garrincha,  pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

A torcida estará presente, pois os mais de 60 mil ingressos foram todos vendidos.

Na próxima quarta-feira, véspera do confronto, o técnico Dorival Júnior realiza um treino no palco da partida a partir das cinco da tarde.

(Foto: reprodução/CBF)

Música, Dança, Teatro e Artes Plásticas pelo Projeto Cubatão Vale das Artes

A Secretaria de Cultura de Cubatão realizará, nos dias 21 e 22 de março, eventos gratuitos de Música, Dança, Teatro e Artes Plásticas pelo Projeto Cubatão Vale das Artes.  As atividades incluem exposições de desenho e pintura, além de uma feira de artesanato feita pelos alunos, apresentando os resultados das oficinas realizadas ao longo do ano.

Os eventos acontecem a partir das 18h no Bloco Cultural, na Praça dos Emancipadores, e buscam valorizar o aprendizado dos participantes, fortalecer a cultura local e incentivar novos talentos.

O projeto, executado pela Asabamc em parceria com a Prefeitura, já ofereceu 32 oficinas gratuitas, promovendo inclusão social e cidadania por meio da arte.

As informações são da Secom Cubatão.

Foto: Divulgação Secom Cubatão

 

 

 

 

Festival Sul-Americano de Longboard Feminino

O 4° Festival Sul-Americano de Longboard Feminino será realizado de 28 a 30 de março no Parque Municipal Roberto Mário Santini, em Santos (SP). O evento reunirá mais de 150 mulheres de cinco países, de todas as idades e níveis, e não terá caráter competitivo.

Aberto a todas, inclusive iniciantes, o festival contará com instrutores para ensinar os movimentos básicos do surf. A inscrição custa R$ 150 e garante passe livre para os três dias do evento.

 

Foto: Divulgação PMS

Santos é finalista em Prêmio Ibero-Americano de Destino Turístico Inteligente 2025

A cidade de Santos é finalista na categoria Inclusão e Sustentabilidade Social do Prêmio Ibero-Americano de Destino Turístico Inteligente 2025. A premiação acontece hoje,(19/03) durante a Feira Internacional de Destinos Inteligentes, em Bonito (MS).

O reconhecimento vem pelo Projeto Turismo Cultural nas Igrejas, criado em 2004, que valoriza o patrimônio histórico da cidade com monitorias gratuitas conduzidas por idosos voluntários do Projeto Vovô Sabe Tudo.

Cerca de 50 idosos já atuaram como guias, atendendo mais de 266 mil visitantes.

O Projeto Vovô Sabe Tudo é uma iniciativa da Prefeitura de Santos e permite que moradores com mais de 60 anos compartilhem seus conhecimentos.

Para participar, é necessário residir em Santos, ter renda familiar inferior a cinco salários mínimos e possuir habilidades que possam ser transmitidas às novas gerações.

 

Foto: Reprodução PMS