As principais notícias das cidades da nossa região

Morre Giorgio Parrino, referência na beleza da Baixada Santista

O cabeleireiro Giorgio Parrino morreu no último domingo (22). Proprietário do Giorgio Coiffeur, ele atuava há mais de 30 anos no mercado de beleza na baixada santista e se destacou pela excelência no atendimento e pela qualidade dos serviços prestados.

Em nota publicada nas redes sociais, o salão lamentou a morte do fundador .

Guarujá abre novo período de inscrições para Passe Livre 2026

A Guarujá iniciou nesta segunda-feira (23) o segundo período de cadastramento e recadastramento do Passe Livre 2026.

As inscrições são feitas de forma on-line, por meio do portal da prefeitura, e seguem até sexta-feira (27). O benefício é destinado a estudantes e segue critérios estabelecidos em legislação municipal.

O resultado será divulgado no Diário Oficial e nas instituições de ensino, com previsão até o dia 4 de maio.

Para participar, é necessário apresentar declaração de matrícula de 2026, RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda familiar, foto 3×4 e carteira de vacinação atualizada.

Estudantes que tiveram o pedido negado na primeira etapa podem solicitar correção entre os dias 23 e 27 de março. O atendimento, neste caso, deve ser feito presencialmente no Poupatempo Guarujá, com a documentação exigida.

Após esse prazo, não serão aceitos novos pedidos de revisão.

Fundo Social de Santos abre inscrições para cursos gratuitos de corte e costura e oficinas de Páscoa

O Fundo Social de Solidariedade de Santos abre nesta segunda-feira (23) as inscrições para cursos gratuitos de corte e costura e oficinas com receitas de Páscoa.

Ao todo, são 40 vagas, preenchidas por ordem de chegada, destinadas a moradores de Santos que buscam qualificação profissional ou uma alternativa de renda.

As inscrições seguem até o preenchimento das vagas. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos, residir na cidade e possuir renda familiar de até dois salários mínimos.

O atendimento acontece das 9h às 17h, na sede do Fundo Social, localizada na Avenida Conselheiro Nébias, 388, no bairro Encruzilhada.

Os interessados devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência (original e cópia). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3208-8100.

Mongaguá é habilitada para saque calamidade do FGTS; prazo vai até 13 de maio

A Defesa Civil de Mongaguá informou que o município foi habilitado para o saque calamidade do FGTS, liberado pela Caixa Econômica Federal.

A medida busca auxiliar famílias na recuperação de danos e garantir apoio financeiro após o período crítico.

O trabalhador pode sacar até R$ 6.220 por conta, desde que não tenha feito retirada pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.

O prazo para solicitar vai até 13 de maio, sem previsão de prorrogação.

O pedido deve ser feito pelo aplicativo FGTS, na opção “Meus Saques”, depois “Solicitar Saques” e “Calamidade Pública”, indicando uma conta para crédito.

Instalação de semáforos avança no trajeto do VLT entre Conselheiro Nébias e Valongo, em Santos

A instalação do sistema semafórico ao longo do segundo trecho do VLT da Baixada Santista, em Santos, segue em andamento nos cruzamentos entre as estações Conselheiro Nébias e Valongo.

De acordo com a concessionária BR Mobilidade, serão implantados 60 semáforos ao longo do trajeto. Desse total, seis são novos e os demais passam por модернизаção e recuperação.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego, todos os cruzamentos semaforizados contarão também com sinalização específica para travessia de pedestres.

A BR Mobilidade informou que as obras seguem em andamento, mas ainda não há prazo definido para conclusão. Entre as etapas em execução estão a finalização de subestações de energia, a sinalização ferroviária e a instalação de portas automáticas nas paradas.

Jovens talentos podem disputar mais de 10,7 mil vagas de estágio e trainee

Estudantes e recém-formados têm à disposição 10.707 vagas em programas de estágio e trainee na Baixada Santista e em outras regiões do país. As oportunidades oferecem bolsas que podem chegar a R$ 3,9 mil mensais, dependendo da área e da empresa.

Entre as opções no setor público, estão iniciativas do Tribunal de Justiça de São Paulo, que mantém cadastro reserva para estudantes do ensino médio, e da Câmara de Vereadores de Guarujá, que recebe currículos de universitários.

Na região, o Centro de Integração Empresa-Escola reúne centenas de oportunidades, incluindo vagas de estágio em diferentes áreas de formação.

Em âmbito nacional, programas como o do Nube concentram milhares de vagas. Também há processos seletivos em grandes empresas, como Ambev, Michelin e Google.

As vagas contemplam diferentes níveis de ensino e áreas profissionais, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho.

Bombeiros de São Paulo atualizam regras para recarga de carros elétricos em prédios

O Corpo de Bombeiros de São Paulo atualizou procedimentos e orientações para a instalação de pontos de recarga de veículos elétricos em edificações.

A medida tem como objetivo reforçar a segurança e prevenir incêndios, diante do crescimento do uso desse tipo de tecnologia.

Entre os principais pontos, está a exigência de instalação adequada dos carregadores, seguindo normas técnicas específicas. Os equipamentos devem contar com aterramento e alimentação de energia dedicada.

As novas regras também determinam a instalação de botões de desligamento em cada ponto de recarga, interligados a sistemas de alarme, além de posicionamento em locais estratégicos, como saídas de emergência.

Outro item previsto é a obrigatoriedade de sinalização de emergência e a apresentação de documentação técnica assinada por profissional habilitado.

Governo de São Paulo autoriza r$ 2,64 bilhões para túnel Santos-Guarujá

O Governo do Estado de São Paulo autorizou a liberação de R$ 2,64 bilhões para as obras do túnel que ligará Santos ao Guarujá. O valor representa metade do investimento público previsto para o projeto.

Enquanto o Estado afirma cumprir o cronograma da obra, uma decisão do Tribunal de Contas da União suspendeu o repasse de recursos federais.

Segundo o órgão, a medida foi tomada devido a entraves contratuais, apesar de os recursos federais já estarem disponíveis para a execução do projeto.

IPVA 2026 em são paulo: pagamento segue para placas finais 8, 9 e 0 em março

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) dá continuidade ao calendário de pagamento do IPVA 2026 neste mês de março, contemplando agora os veículos com placas de final 8, 9 e 0.

Os contribuintes poderão efetuar o pagamento nesta segunda-feira, dia 23, mesma data de vencimento para a placa final 0.

A consulta do valor do imposto pode ser feita em toda a rede bancária, utilizando o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), ou diretamente no portal oficial da Secretaria da Fazenda paulista, com a combinação do Renavam e da placa do veículo.

Para facilitar o pagamento parcelado, a Sefaz-SP mantém um padrão fixo de vencimentos ao longo do ano, sempre no mesmo dia de cada mês. Caso a data coincida com finais de semana ou feriados, o pagamento pode ser realizado no próximo dia útil.

O órgão reforça o alerta para golpes e orienta que os contribuintes utilizem apenas páginas oficiais com domínio “sp.gov.br”. Em caso de dúvidas, o atendimento pode ser feito pelos canais do Fale Conosco da Secretaria.

Sabesp realiza vistoria e soluciona vazamento de esgoto na Vila Lígia, em Guarujá

Na manhã desta sexta-feira (20), o Conexão Saudade trouxe a solicitação da ouvinte Solange Roche, moradora de Guarujá, que denunciou um vazamento de esgoto após obras realizadas pela Sabesp na vila lígia.

Segundo a moradora, a companhia havia implantado galerias na região, mas ainda não tinha concluído a ligação das residências à nova rede, o que estaria provocando o retorno do esgoto à superfície.

Após o contato da reportagem, a Sabesp informou que realizou uma vistoria no endereço indicado ainda nesta manhã e adotou as providências necessárias para solucionar o problema. De acordo com a companhia, a situação já foi normalizada.

Um morador da região, identificado como Arnaldo, confirmou à reportagem que o vazamento foi resolvido.

Em nota, a Sabesp esclareceu que as obras na região ainda estão em andamento e que a rede de esgoto instalada não está em operação neste momento. Segundo a Companhia, as ligações dos imóveis ao sistema de coleta serão feitas após a conclusão dos trabalhos, prevista para fevereiro de 2027.

O projeto prevê a instalação de 18 quilômetros de novas tubulações, além da construção de duas estações elevatórias para o bombeamento de esgoto.

A Sabesp pediu desculpas pelos transtornos causados e informou que permanece à disposição da população.