As principais notícias das cidades da nossa região

Central de vagas de Cubatão orienta pacientes a salvarem número para não perder agendamentos

A Secretaria de Saúde de Cubatão orienta os moradores a ficarem atentos às ligações da Central de Regulação de Vagas Ambulatoriais, responsável pelo agendamento de consultas e exames na rede pública.

O número utilizado pela Central de Vagas é o (13) 3513-7289. A recomendação é que os pacientes salvem o contato no celular para evitar confusão com chamadas identificadas como spam ou desconhecidas.

Atender à ligação é essencial para que o agendamento seja concluído pelos profissionais responsáveis, contribuindo também para a redução do tempo de espera na fila de regulação.

Ao incluir o número na agenda, o paciente facilita o contato da equipe de saúde e ajuda a tornar o processo mais ágil e eficiente.

Trabalhadores da limpeza urbana da Baixada Santista decidem se mantém a greve

Os trabalhadores da limpeza urbana de seis cidades da Baixada Santista podem retomar as atividades com 100% do efetivo ou iniciar uma greve nos próximos dias. A decisão depende do resultado de uma audiência marcada para esta sexta-feira (20) no Tribunal Regional do Trabalho.

Desde a última terça-feira (17), parte dos profissionais atua com apenas 70% do efetivo em alguns municípios, enquanto outros seguem com o quadro completo.

O impasse começou na semana passada e envolve divergências nos pagamentos da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e do Programa de Participação nos Resultados (PPR). De acordo com o Siemaco Baixada Santista, os valores pagos apresentaram diferenças consideradas injustificáveis.

A entidade afirma que não houve transparência por parte da Terracom Construções sobre os critérios utilizados. Segundo o presidente do sindicato, André Domingues de Lima, trabalhadores receberam valores muito diferentes, sem explicação detalhada sobre os cálculos.

MP denuncia mais quatro suspeitos por assassinato de ex-delegado em Praia Grande

O Ministério Público do Estado de São Paulo denunciou, nesta quinta-feira (19), mais quatro pessoas por envolvimento no assassinato do ex-delegado-geral da Polícia Civil paulista, Ruy Ferraz Fontes, de 64 anos. O crime ocorreu em 15 de setembro de 2025, em Praia Grande.

A denúncia foi apresentada por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado. Foram denunciados Fernando Alberto Ribeiro Teixeira, Manoel Alberto Ribeiro Teixeira, Márcio Serapião de Oliveira e Robson Roque Silva de Sousa.

A Justiça decretou a prisão preventiva dos quatro investigados. Três deles já foram capturados durante as investigações, enquanto Robson Roque Silva de Sousa permanece foragido, segundo o Ministério Público.

Praia Grande recebe 5ª edição da Ação Entre Amigos pela conscientização do autismo

A Praia Grande recebe, no dia 26 de abril, a 5ª edição da Ação Entre Amigos – Encontro pela Conscientização do Autismo. O evento será realizado das 9h às 12h, no Parque da Cidade, com entrada gratuita.

A iniciativa vai reunir famílias, voluntários, profissionais e a comunidade em uma manhã dedicada à informação, acolhimento e inclusão. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e fortalecer a rede de apoio às famílias atípicas.

Ao longo das últimas edições, o encontro se consolidou como um importante movimento de conscientização na cidade, promovendo o respeito, a empatia e a convivência entre pessoas com diferentes realidades.

Durante o evento, o público poderá participar de diversas atividades voltadas para toda a família, com momentos de interação, aprendizado e lazer.

A organização também convida empresas e moradores a apoiarem a iniciativa. As contribuições ajudam a viabilizar a produção de camisetas e materiais necessários para a realização do encontro.

Cubatão recebe segunda edição do Startup Day

Cubatão recebe no próximo sábado (21), das 9h às 13h, a segunda edição do “Startup Day Cubatão”. O evento será realizado no Bloco Cultural José Edgard da Silva e é voltado ao fortalecimento do empreendedorismo, da inovação e do desenvolvimento de soluções tecnológicas.

A iniciativa integra um movimento nacional de estímulo ao ecossistema de startups e retorna ao município reunindo empreendedores, estudantes, especialistas, gestores públicos e representantes do setor produtivo.

A programação tem como objetivo promover o debate sobre tendências, oportunidades e caminhos para o crescimento da inovação, além de incentivar a conexão entre os diferentes atores do setor.

Guarujá recebe evento “Praia Inclusiva” com atividades para pessoas com deficiência

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sel), apoia a realização do evento “Praia Inclusiva”, promovido pelo Instituto Pernas da Alegria. A ação acontece neste sábado (21), das 8h às 16h, na Praia do Guaiúba.

A iniciativa é voltada exclusivamente para pessoas com deficiência (PCDs) cadastradas no instituto e deve reunir cerca de 170 participantes, com ponto de encontro no Quiosque Guaiúba do Nildo.

O objetivo é promover lazer, inclusão e o contato com o mar, por meio de atividades recreativas, práticas esportivas, brincadeiras e oferta de lanches.

Para garantir a participação, os inscritos serão transportados até o local em seis ônibus organizados pela instituição.

Operação com mais de 300 policiais mira tráfico no Morro do São Bento, em Santos

Uma operação conjunta das polícias militar e civil foi realizada na manhã desta quinta-feira (18) no morro do São Bento, em Santos, com foco no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado.

Segundo a Polícia Militar, a chamada “operação impacto” teve como objetivos o cumprimento de mandados judiciais, a apreensão de armas ilegais e a captura de pessoas procuradas pela justiça.

Ao todo, foram mobilizados 302 policiais militares, com apoio de 82 viaturas, um helicóptero águia, 13 drones, cinco cães farejadores e equipes da cavalaria.

TCU barra uso de recursos federais no túnel Santos-Guarujá até ajuste na governança

O Tribunal de Contas da União determinou nesta quarta-feira (18) que a Autoridade Portuária de Santos não poderá realizar aportes de recursos federais na parceria público-privada do túnel santos-guarujá.

A decisão condiciona a liberação dos valores à melhoria na governança da gestão dos recursos destinados ao projeto.

O investimento federal previsto é de aproximadamente r$ 2,6 bilhões. A corte de contas exige a comprovação da regularidade na aplicação desses recursos.

Além disso, foi estabelecido um prazo de 30 dias para que seja apresentado um instrumento jurídico formal que comprove a regularidade do aporte federal no projeto.

Mortes no trânsito disparam na Baixada Santista no início de 2026 e acendem alerta

O começo de 2026 registra um avanço preocupante nos índices de violência no trânsito na região da Baixada Santista. Dados do Infosiga apontam 55 mortes entre janeiro e fevereiro, um aumento de 48,6% em comparação com o mesmo período de 2025, quando foram contabilizados 37 óbitos.

O mês de janeiro concentrou a maior parte dos casos, com 33 vítimas. Entre os indicadores que mais cresceram estão os atropelamentos, que passaram de 10 para 17 registros. Também houve aumento nas colisões fatais envolvendo automóveis e motocicletas.

No recorte por cidades, Praia Grande lidera com 12 mortes. Em seguida aparecem Mongaguá, Santos, São Vicente e Guarujá, todas com números elevados. Outros municípios da região também registraram ocorrências, ampliando o cenário de preocupação.

Os dados reforçam a necessidade de medidas mais rigorosas de prevenção e conscientização no trânsito.

São Paulo estuda “metrô aquático” para transporte urbano

A Prefeitura de São Paulo estuda a implantação de um sistema de transporte hidroviário, conhecido como “metrô aquático”, como alternativa de mobilidade urbana na capital.

A proposta prevê a criação de pontos de parada para embarcações, além de estruturas de apoio logístico para a navegação urbana.

O projeto integra o Plano Municipal Hidroviário, que propõe o uso de trechos das represas Billings e Guaraparanga, além dos rios Pinheiros e Tietê.

A iniciativa também prevê a utilização do sistema para serviços ligados à gestão ambiental, ampliando as funções das hidrovias na cidade.